Capa: wikipedia
Já faz um tempo que falamos sobre o catalisador, sua importância e necessidade de manutenção. O sistema de escapamento, ou melhor,o sistema de exaustão do veículo serve para filtrar as emissões de gases e reduzir o ruído do motor.
O sistema é formado por quatro partes interligadas. O tubo dianteiro (a maioria dos carros tem motor na frente) capta os gases gerados pela queima do combustível e os leva ao catalisador, onde a toxicidade é reduzida em até 95%. A seguir, os resíduos passam pelos silenciosos intermediário e traseiro, que diminuem o nível de ruído do motor e ajudam a filtrar os poluentes. Por fim, são expelidos no ar.
Com o tempo, é natural que essas peças se deteriorem e tenham de ser trocadas. A principal causa é a oxidação provocada pela água liberada no processo de combustão.Três anos é considerado um bom tempo de uso para o escapamento. Isso porque, combustíveis de má qualidade diminuem a vida útil dessa peça. Por isso, o indicado é que o escapamento seja revisado por completo a cada três ou quatro meses ou a cada 20 mil quilômetros rodados.
Geralmente são produzidos com materiais inoxidáveis devido à forte corrosão causada pelos gases, além de materiais filtrantes. O escapamento influencia diretamente no desempenho e potência do motor, pois é ele que é responsável pela liberação dos gases. Se os gases tiverem dificuldade para sair, o motor trabalhará com menor desempenho, porém se as saídas estiverem muito liberadas, o motor fará esforço desnecessário, aumentando do consumo de combustível e pode render multa (grave) no valor de R$ 190,23 e cinco pontos no prontuário do motorista.
O sistema varia de modelo para modelo. Se notar que o carro está com fumaça preta, fazendo mais barulho que o normal ou está gastando mais combustível, visite a loja especializada em escapamentos ou uma oficina de confiançapara fazer uma revisão para descobrir o real problema que está acontecendo. Lembrando que temos parceria com uma loja de escapamentos, a Escapamentos Garcia. Confira como chegar, clicando na imagem:
Comente, você faz regularmente a revisão do seu sistema de exaustão? Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que nunca lembra de fazer revisão.