Capa: mavs.co.uk

Se existe algo que atrapalha a direção, o sol pode entrar no top 5. Pois só não atrapalha quando está nublado ou tem neblina, e a maioria precisa dirigir quando ele mais incomoda, no começo do dia e no fim do dia. Mesmo com quebra sol abaixado existem situações em que a luz do sol vai direto para os seus olhos. Este fator causa breve cegamento, aumentando bastante a probabilidade de acidentes. Confira 6 dicas do que fazer nessa situação:

  1. Mantenha a calma: situações de pânico aumentam ainda mais a probabilidade de acidente. Mantenha a calma a qualquer custo, e tente focar apenas a pista.

    Fonte: freepik

  2. Diminua a velocidade: altas velocidades, sem enxergar sinalização, curvas, situações imprevistas, aumentam ainda mais a probabilidade de acidente. Então diminua a velocidade gradualmente, pois o veículo que está atrás de você está passando pelo mesmo problema.

  3. Planeje seu cotidiano: em sua rotina, você sabe o horário que o sol mais bate e em que época do ano. Planeje com antecedência as medidas necessárias para evitar aquele incômodo que o sol pode causar.

  4. Projeta seus olhos: óculos escuros. Mas não qualquer óculos, dê preferência aos óculos com lentes polarizadas. Hoje existem várias opções acessíveis com lentes polarizadas, óculos confortáveis e que combinam com seu estilo.

    Fonte: freepik

  5. Extensor de parasol: dependendo da necessidade, um extensor de parasol ajuda e muito. Existem extensores sólidos, que aumentam o parasol, caso você seja de estatura baixa e não tenha ajuste de altura de banco. Ou extensores transparentes que é possivel achar nos principais e-commerces, que  possuem a mesma função que os óculos escuros, com função polarizadora.

    Fonte: aliexpress.com

  6. Limpe o para-brisa: a última dica não parece fazer sentido. Mas, um parabrisa limpo pode reduzir comportamentos indesejados da luz em contato com partículas no vidro.

Comente, já teve situação de apuros com o sol? Compartilhe com todos que trafegam em direção ao sol.