O limpador de para-brisas é um dos acessórios mais importantes do carro. Se engana quem acha que o desgaste dela é por causa da chuva. Quanto mais exposição ao sol, maior o desgaste.
Se não realizarmos manutenção adequada, nossa visibilidade quando chove pode ser comprometida, colocando a sua e a vida de outros em risco. Sem contar que pode riscar o vidro, e o motor do limpador paralisar pelo esforço de funcionar com o limpador danificado.
A recomendação é que se troque o acessório uma vez ao ano, ou quando apresentar desgaste.
Sinais que a troca é necessária:
- Áreas intocadas pela palheta, não limpas;
- Listras residuais de água ou arranhões;
- Camada fina de sujeira em toda a área;
- Vibração com ruído;
- Elevação da palheta em velocidades altas;
- Lâmina de borracha quebradiça;
- Estrutura da palheta deformada.
Alguns cuidados:
- Quando for limpar o veículo, use um pano umedecido com produtos neutros;
- Nunca use álcool ou querosene, pois ressecam a borracha;
- Quando for acionar a palheta, esguiche um pouco de água no vidro para ajudar na limpeza da sujeira acumulada no vidro;
- Não misture no reservatório de água produtos químicos que não sejam recomendados para essa finalidade;
- Procure manter o reservatório sempre cheio;
- Mantenha o esguicho direcionado para o centro do vidro, na área de visão que precisa ser realmente limpa. Se estiver muito para baixo, não ajuda na limpeza, e muito para cima, a água praticamente não bate no vidro.
fonte: https://www.azulseguros.com.br
E para trocar, existem as peças originais e as paralelas, qual a melhor? Existe a opinião que peças paralelas danificam o vidro, compromotendo a visão. O que importa é a borracha, compare a borracha das duas peças na hora de adquirir o produto, e tire suas próprias conclusões.
Comente abaixo, troca o acessório todo ano? Já teve problemas com palhetas paralelas?