Images: Volkswagen

A oitava geração do Golf estreou em dezembro de 2019, usando uma versão revisada da plataforma MQB. Ontem a VW revelou o Golf R, versão mais potente do modelo.

O Hot Hatch é equipado com motor 2.0 TSi, que desenvolve 320 cv de potência e 420 Nm de torque, conseguindo atingir de 0 a 100 Km/h em 4,7 segundos e tendo velocidade máxima de 250 km/h. Um dos destaques do modelo é o 4Motion, sistema 4x4 com novo diferencial. O sistema é conectado ao Vehycle Dynamics Manager (gerenciador da dinâmica do veículo), trava eletrônica do diferencial e sistema de amortecimento adaptativo, onde a intensidade da distribuição de força do motor é determinada pelo ângulo de direção atual, posição do pedal do acelerador, aceleração lateral, taxa de guinada e velocidade. Para o câmbio há a opção de manual de 6 velocidades ou DSG de 7 velocidades.

Por fora elementos exclusivos para a versão, pneus 19", pinças de freio azuis e um novo difusor pintado de preto. O modelo é 20 mm mais baixo que o modelo básico do MK8. Por dentro, o painel digital com assinatura R e a central multimídia de 10". Outros elementos, como pedais, cor do painel e 30 cores de luz ambiente são exclusivos da versão. Há o botão R, para selecionar o modo Race. O modelo possui 3 modos de condução Sport, Comfort e Individual. O modelo tem também um modo "Special" voltado para Nürburgring Nordschleife e um modo Drift.

O modelo começa pré-venda esta semana na Europa, com previsão de entrega para o começo de 2021. Nos Estados Unidos, ele será disponibilizado como modelo 2022.

Os preços não foram revelados, mas a expecativa são £37,000, sem expectativa para o Brasil.

Comente, se acha que deveríamos ter esta versão por aqui.

Compartilhe com quem gosta de carros esportivos.