Imagens: Porsche
Em 2003, a Porsche surpreendia o mundo com o lançamento do Cayenee, o primeiro SUV da marca, causando muita polêmica, mas foi o que salvou a marca da falência. Atualmente na 3ª geração, lançada em 2017, recebe uma nova versão a Turbo GT.
É a versão mais rápida da marca, equipado com motor V8 boxter de 4.0L, que gera 640 cv de potência @ 6000 rpm e 850 Nm de torque @ 2.300 - 4.500 rpm, aliado a uma transmissão automática de 8 velocidades com função start & stop. Com esses números, o SUV alcança os 300 km/h e faz 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. No dia 14, a marca fez um incrível tempo de 7:38.925 em Nürburgring Nordschleife, sendo o novo recorde para SUVs no inferno verde. Confira a volta:
Para ter toda essa capacidade de pista, além dos ajustes de chassis e motor, a altura é 17 mm menor que a versão Turbo Coupé, a rigididez da suspensão foi aumentada em 15%, eixo traseiro esterçante e sistema de establização voltada para a perfomance. Houve também mudança na cambagem, equipado com freio de cerâmica, a transmissão e controle de tração foi ajustado, com a adição de um compartimento de esfriamento extra, o escapamento e silenciador são feitos de titânio.
Outra novidade é adição de uma nova cor, partes feitas em fibra de carbono, um novo spoiler traseiro que aumenta o downforce em 40 kg e rodas 22" exclusivas. No interior, recebe acabamento em Alcantara e novo sistema de multimídia, que tem mais conectividade com aparelhos Apple e Android.
Na Alemanha, o modelo já pode ser reservado com preços em € 196.078 (R$ 1.155.055), no Brasil pode ser encomendado a partir de R$ 1.199.141,00 em 8 cores com 5 cores de rodas e 4 cores de acabamento de bancos. Confira as medidas:
Comprimento | 4942 mm |
---|---|
Largura | 1995 mm |
Altura | 1636 mm |
Distância entre-eixos | 2895 mm |
Porta Malas | 549 L |
Peso | 2295 kg |
Tanque | 90 L |
Se pudesse teria um na garagem? Comente.
Compartilhe com quem gosta de SUVs esportivos.