Imagens: Porsche
Em 1984, a Porsche foi vencedora do Rally Dakar com um 911 preparado, pilotado pelo piloto francês René Metge. que venceu a prova em 3 ocasiões. Desde então a marca não fazia uma versão offroad do 911. Hoje, durante o Salão de Los Angeles, a Porsche anunciou o 911 Dakar da série 992, limitado a 2500 unidades.
Equipado com o já conhecido motor 3.0 L biturbo, que gera 480 cv de potência e 570 Nm de torque. Apesar de ser equipado com pneus para todo terreno (Pirelli Scorpion), o esportivo faz 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e tem velocidade máxima controlada eletronicamente de 240 km/h. O destaque é sua altura: 50 mm mais alto que o 911 normal e podendo aumentar mais 30 mm com sistema de levamentamento. A Porsche programou o sistema para abaixar o carro automaticamente quando ultrapassa os 170 km/h.
O motor é aliado ao já conhecido câmbio automático de 8 velocidades, possui eixo traseiro esterçante, barra de estabilização anti-rolagem e dois novos modos de condução: Rally e Offroad. O destaque é um Launch Control para terrenos escorregadios. Esse 911 ainda conta com aerofólio em fibra de carbono e um rack de teto opcional com capacidade para carregar 42 kg e farol. Por dentro e na parte da segurança, conta com os mesmos detalhes do 911 (sem os bancos traseiros).
Apesar de ser modificado, pesa apenas 1605 kg, 10 kg a mais que o Porsche 911 Carrera 4. O preço sugerido é de €220.020 (R$ 1.2 milhões) , com a opção de usar o bi-tom, que lembra o grafismo do carro vencedor do Rally Dakar em 1984. Os donos do futuro carro ainda poderão equipá-lo com cintos de 6 pontas, numerar o carro de 0 a 999 e poder comprar um relógio exclusivo da série, limitado a 911 unidades.
O que acha do Porsche 911 Dakar? Comente.
Compartilhe com quem gosta de carros esportivos.