Imagens: NIO
Em 2014 surgiu uma das maiores marcas de carros elétricos da China. A NIO, com presença no campeonato da Fórmula E, tem no plano 4 modelos para 2022. Semana passada, a marca apresentou o ET5, sedã médio que competirá contra Tesla Model 3 e Xpeng P7.
O sedá terá dois motores elétricos, no eixo dianteiro de indução e no eixo traseiro de imá permanente, que juntos produzem 480 cv de potência e 700Nm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h [e de 4,3 segundos. São 8 modos de condução, com 1 modo ccustomizável. Seu design é no estilo fastback com teto em vidro panorâmico. Possui suspensão do tipo five-link independente.
Com centro de gravidade baixo, balanço do carro 50:50 e coeficiente de arrasto 0,24, o carro promete uma boa estabilidade, conforto e eficiência. Serão 3 opções de bateria: 75, 100 ou 150 kWh, sendo a última de estado sólido, com a empresa prometendo uma autonomia de 1000 km. Na parte da tecnologia, o carro possui direção autônoma, possui 33 sensores, 11 cãmeras, 1 montior para o motorista, 17 radares, 2 GPS, IMU e V2X.
São 9 cores externas, luz ambiente com 256 cores e tela de 10,5" que serve como painel de instrumentos e central multimídia, possui também HUD display com óculos em VR que vem junto do carro. O carro começará a ser comercializado em setembro do ano que vem a partir de 258.000 yuans (R$ 230.463) com os subsídios do governo chinês. Possui as seguintes medidas: 4790 x 1960 x 1499 x 2888 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos).
O que acha do NIO ET5? Comente.
Compartilhe com quem gosta de carros elétricos