Imagens: Mazda
Em 1996, a Mazda lançava o Demio, carro compacto que para quem gosta de games o conheceu em Gran Turismo. Na 2ª geração compacto, ele ganhou o nome de Mazda 2, ganhando a 3ª e atual geração em 2014. Em 2019 o compacto ganhou facelift e chegou a ser cotato para o Brasil como Toyota Yaris, mas nunca aconteceu. Hoje, a marca anuncia mais um facelift para o compacto.
No Japão, o Mazda 2 é oferecido duas opções de motorização 1.5 L aspirado, que gera 110 cv de potência @ 6000 rpm, 142 Nm de torque @ 3500 rpm, tendo a opção com 116 cv de potência e 149 Nm de torque. Há também o motor 1.5 L turbodiesel, que gera 105 cv de potência e 250 Nm de torque. A transmissão pode ser automática de 6 velocidades ou manual de 6 velocidades. A principal mudança é a grade frontal e as novas combinações de cores com muitos opcionais, imitando teto de fibra de carbono, além de novas variantes.
Equipado com suspensão McPerson no eixo dianteiro e eixo de torção no eixo traseiro, possui freio a disco no eixo dianteiro e a tambor no eixo traseiro. Na parte da segurança possui sistema de direção autônoma nível 2 e por dentro mantém o mesmo design, com 3 opções de cores de interior, painel de instrumentos analógico com computador de bordo e central multimídia de 8".
Como base possui 5 cores disponíveis, 6 variantes das versões a combustão e 5 versõies das versões a diesel. Os preços variam de 1.529.000 a 2.541.000 ienes (R$ 60.215 a 1000.070). Possui as seguintes medidas: 4080 x 1695 x 1525 x 2570 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos) e 44 L de capacidade de tanque de combustível.
O que acha do Mazda 2? Deveria ser ele no lugar do Toyota Yaris? Comente.
Compartilhe com quem gosta de carros.