Imagens: Lotus Cars

Em 1948, Colin Chapman, iniciava uma marca que ficou no carinho dos apaixonados por automobilismo, principalmente para os Brasileiros, que teve nossos 3 campeões da Fórmula 1 correndo na equipe. Hoje, a marca pertence a Geely e está passando por renovação de seu portfólio. Com o anúncio do fim de produção dos modelos Elise, Exige e Evora, ontem a marca anunciou a versão final dos esportivos Elise e Exige.

Lotus Elise Final Edition

O Lotus Elise é roadster de dois lugares, que começou a produção em 1996. Para a versão final, será duas variantes: a Sport 240 e a Cup 250, ambas equipadas com motor 4 cilindros 1.8 L supercharged, que gera 243 cv de potência no Sport 240 e 248 na Cup 250, com 244 Nm de torque em ambas. O Sport 240 faz 0 a 100 km.h em 4.5 segundos, com 238 km/h de velocidade máxima e o Cup 250 faz 0 a 100 km/h em 4.3 segundos, com 248 km/h de velocidade máxima.

A novidade é o painel de instrumentos, que é em TFT com opção de descolha de duas telas. O desenho do volante é novo e cada carro virá com a placa de Final Edition. Como opcional, a Sport 240 pode ser equipada com várias partes em fibra de carbono, vidro traseiro de policarbonato, diminuindo o peso de 922 kg para 898 kg. A versão Cup, já vem com pacote aerodinâmico de 66 kg de downforce, vidro traseiro em policarbonato, barras de anti rolagem ajustáveis, amortecedor esportivo da Bilstein e opcionalmente partes de fibra de carbono, o carro pesa 931 kg.

Lotus Exige Final Edition

O Lotus Exige é um carro esportivo de dois lugares, que começou a produção em 2000. Desde a série 3 do Elise, ele é uma versão cupê mais agressiva do roadster. Para a versão final serão 3 variantes: Sport 390, Sport 420 e Cup 430. Equipados com motor V6 3.6L supercharged, que gera 402 cv de potência e 420 Nm de torque na versão Sport 390, 426 cv de potência e 427 Nm de torque na versão Sport 420, 436 cv de potência e 440 Nm de torque na versão Cup 430. A versão Sport 290 faz 0 a 100 km/h em 3.8 segundos e 277 km/h de velocidade máxima, Sport 420 faz 0 a 100 km/h em 3.4 segundos e 290 km/h de velocidade máxima, Cup 430 faz 0 a 100 km/h em 3.3 segundos e 280 km/h de velocidade máxima.

A novidade é o painel de instrumentos, que é em TFT com opção de descolha de duas telas. O desenho do volante é novo e cada carro virá com a placa de Final Edition. O Sport 290 vem com pacote aerodinâmico de 70 kg de downforce. O Sport 420 vem com barras anti rolagem da Eibach, amortecedor da Nitron com 3 modos de ajustes, freios da AP Racing. O Cup 430 vem com pacote aerodinâmico de 141 kg de downforce, partes em fibra de carbono, barras anti rolange da Eibach ajustáveis, amortecedor da Nitron com 3 modos de ajustes, freios da AP Racing, escapamento de titânio e controle detração variável.

No Reino Unido, o Lotus Elise Sport 240 custa £45,500 e o Cup 250 £50.900. O Lotus Exige Sport 390 custa £64.000, enquanto o Sport 420 custa £79.900 e o Cup 430 custa £100.600. Um brinquedo de track day para poucos.

E você, gostaria de ter um dele? Qual? Comente.

Compartilhe com quem gosta de carros esportivos.