Imagens: Land Rover
O Range Rover é um SUV 4x4 que surgiu em 1969, sendo produzindo até 1996, quando ganhou a segunda geração. Ontem, a Land Rover anunciou a quinta geração do modelo, já anunciando uma versão totalmente elétrica para 2023.
Construido sob a nova plataforma MLA-Flex, que receberá as versões elétricas no futuro, possui 8 opções de motorização, sendo duas motorização hibridas plug-in, 2 híbridas leves, 1 a combustão e 2 a diesel híbridas leves:
-
P440e, motor 6 cilindros 3.0L híbrido plug-in, que produz 440 cv de potência e 620Nm de torque @ 1,500-5,000 rpm.
-
P510e, motor 6 cilindros 3.0L híbrido plug-in, que produz 510 cv de potência e 700Nm de torque @ 1,500-5,000rpm
-
P360, motor 6 cilindros 3.0L híbrido leve, que produz 360 cv de potência e 500Nm de torque @ 1,750-5,000rpm
-
P400, motor 6 cilindros 3.0L híbrido leve, que produz 400 cv de potência e 550Nm de torque @ 2,000-5,000rpm
-
P530, motor V8 4.4L biturbo, que produz 530 cv de potência e 750Nm de torque @ 1,800-4,600rpm
-
D250, motor diesel 3.0L híbrido leve, que produz 249 cv de potência e 600Nm de torque @ 1,250-2,250rpm
-
D300, motor diesel 3.0L híbrido leve, que produz 300 cv de potência e 650Nm de torque @ 1,250-2,250rpm
-
D350,motor diesel 3.0L híbrido leve, que produz 350 cv de potência e 650Nm de torque 1,500-3,000rpm
Todas as opções de motores são aliados a uma transmissão automática de 8 velocidades. A versão híbrida plug-in é equipada com bateria de 38,2 kWh de capacidade, que permite uma autonomia de 100 km no modo totalmente elétrico no ciclo WLTP, com uma velocidade máxima de 140 km/h. Tendo a capacidade de recarregar de 0 a 80% em menos de uma hora. A versão topo de linha com o V8, pode fazer 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.
O SUV conta com eixo traseiro esterçante, contendo controle eletrônico de diferencial e um sistema 48V, que tem capacidade de até 1400 Nm de torque para controlar as barras de anti rolagem e manter o movimento da carroceria sob controle. O sistema AWD conta com um monitor que consegue administrar até 100 vezes por segundo o torque entre os dois eixos, dependendo do terreno. Ainda possui suspensão a ar totalmente independente.
Na parte de segurança, ele conta com freio eletrônico com resfriamento ativo, a suspensão é conectada a uma rede, mudando o comportamento em prevenção de colisão, controle de curva, controle de cruzeiro adaptativo e melhor eficiência energética. Por dentro, conta com sistema de cancelamento ativo de ruido, portas com controle eletrônico, painel de instrumento de 13,7", central multimídia de 13,1" com controle de voz, tela de 8" para controle dos bancos traseiros e telas multimídia de 11,3" para os passageiros.
O SUV tem duas medidas de distância entre-eixos, podendo levar 5, 6 ou 7 passageiros. Com a distância padrão entre-eixos são as versões: HE, HSE, Autobiography, First Edition e SV. Os preços variam de £94.400 e £125.800 (R$ 721.262 e 961.774), com o SV sendo comercializado em 2022. Confira as medidas:
Modelo | Padrão | Extendido |
---|---|---|
Comprimento | 5052 mm | 5252 mm |
Largura | 2209 mm | 2209 mm |
Distância entre-eixos | 2997 mm | 3197 mm |
Altura | 1870 mm | 1870 mm |
Porta malas | 725 - 1841 L | 312 - 2601 L |
O que acha do novo Range Rover? Comente.
Compartilhe com quem gosta de SUVs.