Imagens: Lamborghini

Em Dezembro de 2017, a Lamborghini surpreendia o mundo com o Urus, SUV esportivo que se tornou o modelo mais vendido da marca. Exatamente 10 anos atrás a marca mostrava em Pebble Beach, um dos grandes eventos automotivos americanos, o protótipo do Urus. Hoje no mesmo evento, a marca lança o Urus Performance, versão mais apimentada do SUV.

Ainda construido sob a plataforma MLB Evo, a mesma de Porsche Cayenne, Audi Q7 e Q8, o motor é o mesmo V8 4.0L biturbo, mas com 16 cv a mais que a versão "normal", totalizando 666 cv de potência e 850 Nm de torque, aliado a uma transmissão automática de 8 velocidades e tração integral. O SUV faz 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e possui 302 km/h de velocidade máxima. Destaque para as partes de fibra de carbono, que representam uma economia de peso de 47 kg e um aumento de 8% no downforce.

Suas capacidades esportivas foram colocadas em teste no começo deste mês em Pikes Peak. O SUV quebrou o recorde de SUVs de produção com tempo de 10:32.064, recorde que não era quebrado desde 2018. Além das partes de fibra de carbono, foram adotadas novas molas, que rebaixam o veículo em 20 mm, novos parachoques e aerofólios mais largos, além do escapamento de titânio da Akrapovic. São 4 modos de condução, com a novidade do modo Rally que extende além das pistas seu desempenho esportivo.

O SUV ainda continua com uma gama grande de customização. Na Itália o preço sugerido é de € 215.261 (R$1.118.471), com certeza um "brinquedo" para poucos. Porém sua capacidade esportiva, nas pistas e no off-road, tornam esta versão muito interessante.

O que acha do Urus Performance? Comente.

Compartilhe com quem gosta de carros esportivos.