Imagens: Hyundai

A Hyundai criou em 2013 a divisão N de carros esportivos, utilizando-a no WRC (campeonato mundial de rally) em 2014. Em 2017, o i30 N foi o primeiro modelo da divisão a ser comercializado. O Hyundai Kona é SUV compacto, que foi lançado em 2017 e hoje se torna o primeiro modelo de SUV a receber a preparação esportiva, sendo o quarto modelo da divisão.

Equipado com motor 2.0L turbo GDI, que gera 280 cv de potência e 400 Nm de torque, aliado a uma nova transmissão DCT de 8 velocidades com a função N Grin Shift, que aumenta a potência em 10 cv. O SUV consegue fazer 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, com 240 km/h de velocidade máxima. O Kona é equipado com diferencial de deslizamento eletrônico, que distribui o torque nas rodas separadamente em curvas.

O modelo possui launch control, sistema de escapamento variável, controle de estabilidade e 5 modos de condução: Eco, Normal, Sport, N e Custom, que permitem controlar ajustes de motor, estabilidade, escapamento e direção. Na parte da segurança, possui Assistente de pré-colisão, assistente de faixas, aviso de atenção do motorista, assistente de farol alto, assistente de ponto cego, aviso de tráfego cruzado, assistente de pré-colisão traseira e controle de cruzeiro adaptativo. O painel de instrumentos digital, central multimídia de 10" e o Headp-up Display são desenhados para dar uma imersão experienciada em jogos, contando com botões personalizáveis.

O modelo tem a cor exclusiva Sonic Blue e rodas de 19" com desenho exclusivo. A expectativa é a venda antes do final do ano, mas os preços ainda não foram divulgados. Há uma expectativa de preços em torno de US$ 34 mil (R$ 185 mil), no Brasil, não há previsão. Outra novidade que a marca trouxe foi o anúncio de 18 modelos da divisão N e N-Line até 2022 e o novo slogan:" Nunca apenas dirija". Confira as medidas: 4125 x 1800 x 1565 x 2600 mm (comprimento x largura x altura x distância entre eixos)

Você teria este SUV esportivo? Comente

Compartilhe com quem gosta de SUVs