Imagens: Hyundai
Em 2020, a Hyundai lançava a família IONIQ de carros elétricos, lançando o IONIQ 5 em 2021. Em Julho deste ano, a marca lançou o IONIQ 6, começando a produção na Coréia do Sul, prometendo entrega das primeiras unidades para o final do ano. Para cumprir o cronograma do início da produção em Janeiro, a marca coreana apresentou oficialmente para o mercado americano no Salão de Los Angeles.
São 3 opções de motorizações: tração traseira de 149 cv de potência e 350 Nm de torque aliado a uma bateria de 53 kWh; tração traseira de 225 cv de potência e 350 Nm de torque aliado a uma bateria de 77,4 kWh; AWD com dois motores elétricos, que juntos produzem 320 cv de potência e 605 Nm de torque, aliado a uma bateria de 77,4 kWh. A estimativa de autonomia para a versão de 77 kWh com tração traseira é de 550 km e para a versão AWD a estimativa de autonomia é de 500 km. As baterias possuem capacidade de recarga de 10 a 80% em 18 minutos.
Um dos grandes destaques é seu design diferenciado com um coeificente de arrasto de 0,22. Possui suspensão independente nos dois eixos, 4 modos de condução, controle de torque vetorial e na versão AWD possui possibilidade de desconectar os dois motores para melhor eficiência. Na parte da segurança, possui sistema de direção autônoma nível 2+ e por dentor possui painel de instrumentos de 12,3" e central multimídia de 12,3" com atualizações OTA.
Os preços não foram anunciados, considerando os preços na Coréia de Sul, 52 milhões de Wons (R$ 208 mil), podemos esperar preços próximos para o mercado americano. Na Coréia são 9 cores dispóníveis e retrovisor em forma de câmera (ausente no mercado americano) e possui as sequintes medidas: 4855 x 1880 x 1495 x 2950 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos), 11,3 L de capacidade para cargas na frente e 317, 1L de capacidade para porta malas.
O que acha do Hyundai IONIQ 6? Comente.
Compartilhe com quem gosta de carros elétricos.