Imagens: Daihatsu

Em 2003, a Daihatsu apresentou no Salão de Tóquio, o Tanto, carro conceito baseado no Move. Pouco tempo depois, o carro estreou, tendo a versão Custom em 2005. Na terceira geração, em 2013, o carro ganhou um irmão na Subaru, o Chiffon. A última geração, lançada em 2019, foi construida sob a plataforma DNGA e recebeu hoje um facelift de meia vida, com direito a uma variante.

Apesar de ser do mesmo segmento do Move Canbus, o Tanto superou a expectativa de vendas na quarta geração. Com uma nova frente para a versão Custom e a nova versão Fun Cross. A plataforma e a motorização continua a mesma: motor aspirado 3 cilindros de 658 cc, que produz 52 cv de potência @ 6900 rpm e 60 Nm de torque @ 3600 rpm, ou motor turbo 3 cilindros de 658 cc, que produz 64 cv de potência @ 6400 rpm e 100 Nm de torque @ 3600 rpm, com os dois motores aliados a uma transmissão CVT e podendo fazer até 25 km/l de média de consumo de combustível.

A versão lançada em 2019 se mantém com o mesmo design e variantes: L, X, X Special e X Turbo. Na parte da segurança possui sistema de direção autônoma nível 2, por dentro recebe nova central multimídia de 9", mantendo o painel de instrumentos vertical e as portas deslizantes elétricas (itam que o carro estreou na indústria).

Por enquanto há o site especial para as versões, com a Custom com duas variantes: Custom RS e Custom X, a versão Fun Cross também em duas variantes: Standart e Cross. As duas versões terão duas variantes com acessórios, para customizar o carro. As vendas começam no outono japonês. Para referência os preços da Custom atualmente variam de 1.721.500 a

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