Imagens: Aston Martin

No ano que está completando 74 anos, o Vantage ganha novidades importantes. A atual geração foi lançada em 2018 com versões V8, Roadster, AMR, V12 Speedster e V12 em 2022. Hoje, junto do AMR24, que competirá o campeonato 2024 de Formula 1, foi lançado também o novo Vantage.

Equipado com motor 4.0 L V8 biturbo que foi revisado para produzir 665 cv de potência e 800 Nm de torque, representando um aumento de 30% na potência e 15% no torque. A transmissão continua sendo a automática da ZF de 8 marchas, acelera 0 a 100 km/h em 3.5 segundos e atinge 325 km/h de velocidade máxima. No visual, a nova grade frontal representa 29% a mais de fluxo de ar, além de ter ficado com a carroceria 30 mm mais larga.

A nova estrutura prioriza o balanço de peso 50:50, que mudou a posição da suspensão independente, ganhando 29% mais rigidez. O novo amortecedor adaptativo melhora esta distribuição de peso, ganha novo launch control, que atua junto com o bloqueio de diferencial, tem o IMU de seis eixos que atua junto do controle de estabilidade e tem controle de tração ajustável. Por dentro também é refrmulado, com painel de instrumentos em TFT de 10,25" e central multimídia de 10,25".

Os preços não foram anunciados, a previsão do começo da venda é para o segundo quadrimestre deste ano. Por enquanto, pode-se configurar o esportivo, escolhendo cores, rodas e acessórios. Possui as seguintes medidas: 4495 x 1980 (sem espelhos) x 1275 x 2705 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos), com 73 L de capacidade de combustível.

Junto da versão de produção, foi anunciado o Vantage GT3, substituindo o Vantage AMR, para seguir as novas normas da FIA do LMGT3 que valem a parti deste ano. Apesar de já aparecer sem ninguém saber nas 24 Horas de Daytona, competirá o campeonato da IMSA, WEC, GT World Chalenge, ELMS (European Le Mans Series) e Nürburgring Langstrecken Serie (NLS).

O que acha do novo Vantage? Comente.

Compartilhe com quem gosta de carro esportivo.