Capa: groupe.renault.com

A Dacia é uma marca romena que surgiu em 1966, que em 1999 foi adquirida pelo grupo Renault, para virar uma subsidiária da marca francesa. A fábrica romena é a maior do grupo, e de lá saem vários modelos que a Renault usa para vender para países emergentes. O trio Sandero, Logan e Stepway é bem conhecida por aqui e ontem foi anunciada oficialmente a terceira geração dos modelos.

A nova geração usa a nova plataforma da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a CMF-B que equipa o Renault Clio. Apesar de usar a mesma plataforma, o trio usa uma variante de menor custo, para mante-los como os modelos mais baratos da Europa. O que podemos perceber são mudanças no visual do trio, com novos desenhos de lanterna, com os DRLs em forma de Y.

Na parte mecânica,a motorização diesel deixará de ser oferecida para a Europa. A opção básica é o 1.0 SCe aspirado de três cilindros, disponível tanto pro Sandero quanto para o Logan, com 65 cv de potência e sempre com o câmbio manual de 5 marchas. As variantes mais caras do trio terão o 0.9 TCe, um motor turbo também de três cilindros que gera 90 cv, disponível com um manual de 6 marchas ou CVT. Também contará com um 1.0 TCe de 100 cv, este trabalhando tanto com gasolina quanto com GLP (gás liquefeito de petróleo). Todos contam com start-stop de série.

Sandero

Logan

Stepway

Internamente, a Dacia optou por dar três opções.

1. Media Control: um dock para celular onde deveria estar o display, com uma porta USB por perto, funciona como se fosse uma multimídia, contando até com uma integração com o volante multifuncional do carro. (foto da esquerda)

2. Media Display: uma multimídia de 8" compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

3. Media Nav: com as mesmas especificações do display, com navegador por GPS integrado e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

(foto da esquerda é o Media Control e da direita é o interior do Stepway com Media Nav)

As versões mais caras do trio possuem teto-solar (opcional), freio de mão eletrônico, direção elétrica, seis airbags, frenagem automática de emergência, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e detector de ponto cego.

A nova geração do trio, com a nova plataforma, muda também as medidas:

Modelo Sandero Logan Stepway
Comprimento 4088 mm 4396 mm 4099 mm
Largura 1848 mm 1848 mm 1848 mm
Altura 1499 mm 1501 mm 1535 mm
Distância entre-eixos 2604 mm 2649 mm 2604 mm
Porta Malas 328 L 528 L 328 L

A expectativa da chegada ao mercado é para o final do ano na Europa e 2022 no Brasil

Comente, se você tem ou teve um Logan, Sandero ou Stepway e o que acha deles

Compartilhe com quem gosta de carros.