Imagens: Toyota
Em 2014, a Toyota lançou o primeiro modelo exclusivo FCV (Fuel Cell Vehicle) da história, o Mirai. Apesar de seu design polêmico, o modelo surpreendeu por expelir água de seu escapamento, resultado da reação do hidrogênio com o oxigênio do ambiente. Em novembro, ela revelou o protótipo e ontem ela começou a venda no Japão. Video de apresetação em japonês:
O design melhorou muito em relação a geração anterior, ficando com uma cara de sedã cupê. Mas não foi apenas no design que o modelo mudou. Construido sob a plataforma TNGA GA-L, que também é a mesma do Lexus LC e LS, o carro agora possui um novo sistema FCV. Composto por duas unidades de potência: Unidade de célula de combustível, que produz 174 cv de potência e um motor elétrico com 182 cv de potência. Para ligar o carro, atua apenas o motor elétrico, a unidade de célula de combustível atua em momentos de aceleração, situações que requer potência e no carregamento das baterias do motor elétrico. Um sistema que parece carro híbrido, com uma autonomia de até 850 km, dependendo da versão.
O modelo possui freio emergencial para pedestres, assistente de estacionamento, controle de cruseiro adaptativo por radar, assistente de acelerador em pequenas velocidades, assistente de farol, assistente de placas de trânsito e monitor de ponto cego. Internamente, ele possui luz ambiente em 6 cores, possui painel digital de 8", HUD display e central multimídia de 12,5", cujo diferencial é o mostrador do purificador de ar, que mostra o quanto o carro está melhorando a qualidade do ar, contando com o botão para expelir água pelo escapamento. O modelo tem capacidade para servir como gerador de uma casa, com 2 tomadas de até 1500 W.
O modelo está disponível em 8 cores, totalizado 5 versões: Z; Z Executive, G, G Executive, G A Package. Com preços entre 7.100.000 e 8.050.000 ienes (R$347.410 e 393.900). Confira a ficha técnica:
Comprimento | 4975 mm |
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Largura | 1885 mm |
Altura | 1470 mm |
Distância entre-eixos | 2920 mm |
Peso | 2195 - 2225 kg |
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