Imagens: Škoda

O Škoda Fabia é o segundo modelo mais vendido da divisão checa da Volkswagen, perdendo apenas para o Octavia. Surgiu em 1999 e é conhecido no automobilismo por suas vitórias nas categorias de base do WRC, mundial de Rally. Ontem, a marca mostrou o Mk.4, quarta geração da gama.

Inicialmente, será oferecido apenas o hatch, a versão perua Combi será oferecida em 2023. Construido sob a plataforma MQB A0, a mesma do VW Polo e T-Cross, serão 5 motorizações iniciais: 

  • 1.0L 3 cilindros aspirado, que gera 65 cv de potência e 93 Nm de torque, aliado a uma transmissão manual de 5 velocidades.
  • 1.0L 3 cilindros aspirado, que gera 80 cv de potência e 93 Nm de torque, aliado a uma transmissão manual de 5 velocidades.
  • 1.0L 3 cilindros turbo, que gera 95 cv de potência e 175 Nm de torque, aliado a uma transmissão manual de 5 velocidades.
  • 1.0L 3 cilindros turbo, que gera 110 cv de potência e 200 Nm de torque, aliado a uma transmissão manual de 6 velocidades ou DSG de 7 velocidades.
  • 1.5L 4 cilindros turbo, que gera 150 cv de potência e 250 Nm de torque, aliado a transmissão DSG de 7 velocidades.

Como novidade, os motores receberam mudanças, ficando mais econômicos. Da gama, o 1.5L turbo faz uma média de 17,8 km/L de gasolina, enquanto o 1.0L turbo faz uma média de 20 km/L de gasolina, segundo a empresa.

Recebe faróis full LED tanto na dianteira e traseira, o interior foi renovado, recebendo painel de instrumentos digital de 10,23" e central multimídia de 9,2", na gama as novidades são o ar condicionado dual-zone, volante com aquecimento, parabrisas com aquecimento, luzes ambientes, apoio de braço central com saída de ar para os passageiros traseiros. Como segurança pode conter até 9 air bags, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa, detector de ponto cego, assistente de estacionamento, reconhecimento de placas e frenagem automática com reconhecimento de pedestres e ciclistas.

Os preços ainda não foram revelados, as primeira unidades serão entregues ao final deste ano. Podemos esperar preços um pouco acima do preços atuais (a partir de 279.900 Coroas Checas ou aproximadamente 70 mil Reais), pelo aumento do tamanho do veículo, ficando com 4108 mm de comprimento (111 mm maior), 2564 mm de distância entre-eixos (94 mm maior), 1780 mm de largura (48 mm maior) e 380 L de porta malas (50 L maior que a geração anterior).

Se pudesse você teria esse carro? Comente

Compartilhe com quem gosta de carros