Imagens: Audi

O Audi A8 foi lançado em 1994 para substituir o V8 como o sedã de luxo topo de linha da marca. Em 2017, foi lançada a quarta geração do sedã e hoje, a marca apresentou a versão 2022 da família, composta por A8, A8L e S8.

Construido sob a plataforma MLB Evo, possui 6 opções de motorização híbrida leve, sendo apenas uma motorização híbrida pulg-in:

  • 55 TSFI: V6 3.0L biturbo, que gera 340 cv de potência @ 5.000–6.400 rpm e 500 Nm de torque @ 1.370–4.500 rpm.
  • 60 TFSI: V8 4.0L biturbo, que gera 460 cv de potência @ 5.500 rpm e 600 Nm de torque @ 1.850–4.500 rpm.
  • S8 TFSI: V8 4.0L biturbo, que gera 571 cv de potência @ 6.000 rpm e 800 Nm de torque @ 2.000–4.500 rpm.
  • 50 TDI: V6 3.0L biturbodiesel, que gera 286 cv de potência @ 3.500–4.000 rpm e 600 Nm de torque @ 1.250–3.250 rpm.
  • 60 TDI: V8 4.0L biturbodiesel, que gera 435 cv de potência @ 3.750–4.750 rpm e 800 Nm de torque @ 1.250–3.250 rpm.
  • 60 TFSIe: V6 3.0L biturbo híbrido pulg-in, que gera 340 cv de potência @ 4.200 rpm e 500 Nm de torque @ 1.600-1.800 rpm,

Os motores são aliados a uma transmissão de 8 velocidades e possuem tecnologia de desativação da metade dos cilindros no motores V8.

O que muda mesmo é a grade frontal, mais larga e algumas medidas: distância entre eixos: 3.00 m (2 mm a mais), comprimento: 5.19 m (18 mm a mais), largura:1.95 m (5 mm a mais) e altura de1.47 m (15 mm a menos). Outro destaque são para os faróis Matrix composto por 1.3 milhões de microespelhos e faróis traseiros OLED.

Por dentro, possui duas telas digitais, de 10.1" e 8.6" com comandos de voz e controle remoto por aplicativo. Possui como opcional HUD display e o som assinado pela Bang & Olufsen, possui 23 auto-falantes, totalizando 1920 W de potência. Na parte de segurança são 40 pacotes de segurança de assistência e intervenção, dividida em 3 pacotes: City, voltada para o tráfego urbano; Tour, voltada para as estradas e Park, voltada para o park assist.

Outro destaque é a suspensão ativa, podendo ter uma diferença de até 50 mm entre os modos de condução. Possui como opcional eixo traseiro esterçante e freios de cerâmica. Junto do A8, foi anunciado o S8, a versão esportiva que tem controle de diferencial esportivo e o A8L Horch, versão exclusiva para o mercado chinês, sendo 13 mm mais longo que a versão A8L normal e 3 combinações de cores feitas a mão.

As vendas começam em dezembro, com o A8 custando na Alemanha a partir de €99.500 (R$ 655.330), e o S8 custando a partir de €144.800 (R$ 953.685). E você, o que achou das mudanças do A8? Comente.

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