Imagens: Energica
Em 2014, a Energica Motor foi fundada na Itália com foco em motos elétricas de alta performance. Desde a sua fundação a empresa ficou mundialmente conhecida, principalmente por fornecer motos de 2019 a este ano para a MotoE, campeonato de motos elétricas da FIM. Durante o GP da Itália de MotoGP em Mugello, a empresa revelou a Experia, primeira tourer elétrica da Europa.
Equipada com motor de relutância síncrona assistida por ímã permanente de 60 kW de operação e 75 kW de pico, ou 80 cv de potência @ 7000 rpm e pico de 105 cv @ 7500 rpm. O torque tem operação de 115 Nm com pico de 900 Nm na roda. A bateria tem capacidade para 19,6 kWh, permitindo uma autonomia de 420 km em ciclo urbano e 208 km em estradas, com uma capacidade de recarga de 6,7km/min.
Possui suspensão dianteira e traseira da ZF Sachs com 150 mm de curso, com a suspensão dianteira tendo ajuste de pré-carga, extensão e compensão, a suspensão traseira tendo ajuste de pré-carga e extensão. Os freios dos dois eixos são da Brembo, com discos de 330 mm aliados a pinças de 4 pistões no eixo dianteiro e disco de 240 mm aliado a pinça de 2 pistões no eixo traseiro. Na parte da eletrônica, possui controle de tração em 6 níveis aliados ao sistema ABS, 7 perfis de condução, 4 modos de condução, 4 modos de regeneração e controle de cruzeiro que aumenta a regeneração da energia.
Com uma velocidade máxima limitada em 180 km/h, faróis full LED e painel em TFT de 5" com conectividade, os preços serão revelados amanhã, prevemos que o valor seja em torno de 25.000 US$ (118.870). Possui as seguintes medidas: 2132 x 867 x 1461 x 1513 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos), com 847 mm de altura do assento e rodas 17" nos dois eixos.
O que acha da Energica Experia? Comente.
Compartilhe com quem gosta de motos elétricas