Imagens: BMW

Em 1999, a BMW lançava a primeira geração do X5, atualmente se encontra na quarta geração que estreou em 2019. Em 2007, a marca bavária lançava a primeira geração do X6. atualmente na terceira geração, que estreou em 2020. Hoje, a BMW lança a versão 2024 dos dois modelos de SUVs com novidades importantes.

Para o X5, são 4 opções de motorização: xDrive50e, com motor 3.0 L 6 cilindros em linha biturbo aliado a um motor elétrico, que juntos geram 490 cv de potência e 700 Nm de torque, que ganha uma bateria de 25,7 kWh, permitindo uma autonomia de 64 km no modo elétrico; xDrive40i, com motor 3.0 L 6 cilindros em linha biturbo de sistema híbrido leve, que gera 380 cv de potência e 540 Nm de torque; M60i xDrive, com motor V8 4.4 Lde sistema híbrido leve, que gera 530 cv de potência e 750 Nm de torque; xDrive30d, com motor 3.0 L 6 cilindros em linha turbodiesel de sistema híbrido leve, que gera 298 cv de potência e 670 Nm de torque.

Para o X6, são 3 opções de motorização: xDrive40i, com motor 3.0 L 6 cilindros em linha biturbo de sistema híbrido leve, que gera 380 cv de potência e 540 Nm de torque; M60i xDrive, com motor V8 4.4 Lde sistema híbrido leve, que gera 530 cv de potência e 750 Nm de torque; xDrive30d, com motor 3.0 L 6 cilindros em linha turbodiesel de sistema híbrido leve, que gera 298 cv de potência e 670 Nm de torque. Em ambos os SUVs a transmissão é steptronic de 8 velocidades.

Os dois SUVs ganharam facelift e novas cores. Os motores receberam o sistema 48V híbrido leve da marca, ganhando desempenho melhor em aceleração, além de nova motorização híbrida plug-in (antes era xDrive45e). A transmissão também teve melhorias para as trocas de marchas. Na parte da segurança possui sistema de direção autônoma nível 2+, com a adição do assistente de rodovia, que assume o controle de carro em rodovias com limite de velocidade até 137 km/h.

Na parte mecânica as barras de anti-rolagem receveram atualização e na suspensão, há pacotes com suspensão adaptativa a ar M. Por dentro, a revitalização foi maior para os dois modelos. Agora as telas são curvadas, com painel de instrumentos de 12,3 e central multimídia de 14,3". Outra novidade é adição de luzem ambientes em 15 cores.

O BMW X5 custa na Alemanha entre € 86.500 a 112.600 (R$ 484.230 a 630.335)), enquanto o X6 tem preços entre € 93.400 a 115.500 (R$ 522.855 a 646.570). O X5 possui as medidas: 4935 x 2004 x 1765 x 2975mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos), enquanto o X6 possui as medidas: 4960 x 2004 x 1700 x 2975 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos).

O que acha das mudanças dos dois SUVs? Comente.

Comparitlhe com quem gosta de carros de luxo.