Capa: press.kia.com

No final do mês passado a Kia apresentou uma nova tecnologia de câmbios manuais. O sistema foi desenvolvido para os carros híbridos, com intuito de diminuir a emissão de CO2 e aumentar a eficiência energética. O sistema consiste em uma embreagem eletrônica, onde não há conexão direta do pedal com a embreagem. O acionamento é feito eletronicamente.

Apelidado de IMT (Intelligent Manual Transmission), o sistema é acoplado a um motor de 48V, trabalhando junto com o motor de arranque do sistema híbrido, que desliga o motor no sistema Start Stop da marca, representando em torno de diminuição de gases em 3%. O sistema deixa a marcha engatada, e assim que o motorista acelera, o carro parte daquela marcha, sem precisar realizar trocas.

Apesar de parecer uma caixa de câmbio automatizada, o pedal da embreagem permanece, assim como o manopla do câmbio permanece, para quem gosta de controle sobre o carro. A marca está desenvolvendo também para o sistema uma forma de emular a sensação e peso de acionar uma embreagem de verdade.

Fonte: press.kia.com

Como o sistema funciona passo a passo:

  • O motorista deixa o carro em uma determinada marcha quando começa a parar ou desacelerando suavemente o carro (por exemplo, para uma esquina, cruzamento ou tráfego)
  • No movimento, o iMT envia um sinal eletrônico para a caixa de velocidades e o gerador do motor híbrido para desligar o motor sem problemas e abrir a embreagem.
  • Com o motor desligado, o carro continua parando, com a embreagem aberta limitando a desaceleração e permitindo que o carro aproveite ao máximo sua energia cinética.
  • À medida que o motorista pressiona o acelerador para aumentar a velocidade ou engata a embreagem para trocar de marcha, o gerador do motor híbrido reinicia o motor na marcha selecionada do motorista ou em ponto morto (com a embreagem aberta).
  • A energia elétrica da bateria do gerador do motor híbrido traz instantaneamente o motor e a transmissão para a velocidade correta.
  • Se o carro cair abaixo de uma determinada velocidade, o motor reiniciará com o auxílio do sistema híbrido e a embreagem será fechada, para evitar trabalhar o motor na marcha engatada.

Comente, o que acha desse tipo de transmissão

Compartilhe com entusiastas da tecnologia