Imagens: Honda

A Honda lançava em 1995 a primeira geração do CR-V, que muitos anos foi o principal SUV da marca. Em 2022, foi lançada a sexta e última geração do modelo e a marca teve uma idéia no mínimo peculiar: construir um CR-V de corrida, com partes de GT3 e da Indycar. Hoje a HPD, Honda Performance Development apresenta o CR-V Hybrid Racer, apelidado de HPD Beast.

Este CR-V é um "laboratório", com um motor 2.2L V6 biturbo híbrido abastecido com combustível 100% renovável, que será usado no campeonato 2024 da Indycar pela Honda. Segundo a HPD, o motor produz 800 cv de potênca, mas não revelou outros números. O sistema híbrido é abastecido por supercapacitores, a ECU é feito pela McLaren e a transmissão é da XTRAC de 6 velocidades.

A suspensão dianteira é herdado do Acura NSX GT3, a suspensão traseira é do Dallara IR-18 usado na Indycar atualmente, os freios são da Brembo, com discos de 380 mm do Acura NSX GT3 no eixo dianteiro e disco de 330 mm adaptado do Dallara IR-18. Possui chassis tubular, carenagem feita em fibra de carbono, porta tipo borboleta, parte traseira do carro feita especialmente para mostrar o motor e radiador vindo do Dallara IR-18.

Foi feito uma única unidade deste CR-V de corrida, com apresentação oficial do carro na aberturra do campeonato 2023 da Indycar, com a marca fazendo apresentação do carro também nos seguintes GPs: Long Beach, Alabama, Mid-Ohio, Toronto, Nashville, Portland e Laguna Seca.

O que acha desse CR-V de corrida? Comente.

Compartilhe com quem gosta de carro de corrida