- 05 de dezembro de 2019
- Por KATSUHIRO
- em Tecnologia
Já virou hábito, a pessoa entra em um veículo motorizado (exceto moto) e procura o cinto de segurança para colocar. Todo mundo está careca de saber que o cinto de segurança, além de um item obrigatório é um item de segurança, aliás é o item de segurança inventado que mais salvou vidas desde sua invenção.
Mas uma coisa que poucos sabem é sua história, de como foi inventado, de como foi desenvolvido com o tempo. Ele foi inventado por Geroge Cayley, para usar em seu planador, no qual ele lançou em 1852.
Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3d/Governableparachute.jpg/170px-Governableparachute.jpg
Em 1952, o Dr. C Hunter Shelden inventou o cinto retrátil. A idéia veio pois ele atendia muitas emergências no hospital que trabalhava.
Tipos de cintos:
Cinto de 2 pontos
O primeiro a ser usado foi 1910, por um pilot de avião. Em 1968 virou obrigatório para todos os carros nos Estados Unidos. São dois tipos de cinto de 2 pontos:
- Cintura: ainda utilizado em alguns carros, no centro do banco traseiro, em meios de transporte público, como trens, ônibus e aviões.
- Ombro: em carros da década de 70 é possível ver os cintos de ombro.
Cinto de 3 pontos
O primeiro cinto de 3 pontos foi patenteado em 1955, e usado pela primeira vez pela Volvo em 1959.
Cinto de banco
O primeiro carro a usar cinto de 3 pontos de banco foi o Range Rover Classic. Alguns donos de carros antigos subsituem seus bancos por bancos que tenham o cinto para não precisar mecher na estrutura do carro.
Cinto de 4, 5 e 6 pontos
- 4 pontos: encontrado em carros de track day, jipes e arrancadas
- 5 pontos: assentos infantis e carros de corrida
- 6 pontos: carros de corrida como a nascar.
Outros
Já foram utilizados melhorias do cinto de segurança, como os cinto de segurança automáticos usados de 1975 no golf até 1995, quando os air bags se tornaram comuns. Em alguns modelos há também o airbag de cinto. Ainda tem os mais raros cintos infláveis.
Alguns dados só para reforçar
Na frente do carro, o uso do cinto diminui em 40% o risco de morte. Onde o pessoal mais esquece de por o cinto, no banco traseiro, essa taixa aumenta para 75%.
Comente, o cinto já salvou sua vida? Você conhece alguém que ainda não usa o cinto no banco traseiro? Compartilhe essa matéria.