Quando se trata de motociclismo, é impossivel não lembrar da Harley-Davidson. Mas de onde surgiu o nome que mais faz sucesso no mundo das motos? Qual a história da marca? Confira na matéria, algumas curiosidades sobre o sucesso "Harley-Davidson".
Em 1901, em Milwaukee, no estado de Winsconsin, dois colegas de universidade, Arthur Davidson, de 20 anos e William S. Harley de 21 anos cansados de pedalar, tiveram a brilhante ideia de aplicar um motor no quadro de suas bicicletas. 
Num barracão  (com três metros de largura por nove metros de comprimento)  localizado nos fundos da casa dos jovens irmãos Arthur e Walter Davidson, cuja fachada podia se ler o letreiro “Harley-Davidson Motor Company”, nascia o primeiro protótipo marca. Segundo a lenda era uma engenhoca que tinha como caburador uma lata de conservas, do qual o resultado foi decepcionante.

Primeira sede da Harley, em 1903


Com persistencia dos fundadores nos anos consecultivos, em 1903, nesse mesmo barracão produziram as três primeiras motocicletas da marca, uma foi vendida diretamente pelos fundadores da empresa, em Milwaukee, para um amigo de William S. Harley e Arthur Davidson. Em Chicago, a primeira concessionária nomeada pela marca – C. H. Lang – comercializou outra dessas três motos fabricadas inicialmente.
Em 4 de julho de 1904, uma moto da marca vence uma corrida de 15 milhas em Chicago e ajuda a divulgar o nome da compania.  Em Milwaukee é contratado o primeiro funcionário em tempo integral. 
Já no proxímo ano, com o aquecimento das vendas, seus fundadores decidiram evoluir, deixando assim as instalações iniciais para um armazém maior, com melhores condições de trabalho, em Milwaukee. Mais cinco funcionários foram contratados para trabalhar em tempo integral. Ainda em 1906, a marca produziu o seu primeiro catálogo promocional. Em 1912, é inaugurada a sede definitiva da empresa incluindo uma área exclusiva para peças e acessórios. Nesse mesmo ano a empresa atingiu a marca de 200 concessionários começando a exportar suas motos para o Japão.
Em 1917 a Harley-Davidson vendeu quase um terço de sua produção ao Exército norte-americano durante a 1a Grande Guerra Mundial, e o primeiro norte-americano a entrar na Alemanha pilota uma Harley-Davidson. Durante a 2a Grande Guerra Mundial, a empresa forneceu novamente suas motocicletas para o exército norte-americano e seus aliados. Foram enviadas em torno de 90 mil unidades para as forças norte-americanas neste período. O modelo XA 750 foi uma das motos desenvolvidas especialmente para a guerra, e era equipada com um propulsor horizontal com cilindros opostos, destinado para uso no deserto.
Em 1956, o rei do rock, Elvis Presley, posou para a edição de maio da revista "Enthusiast" com uma Harley-Davidson modelo KH, até hoje um dos modelos de mais sucesso da marca.

Capa da edição de maio de 1956, com o Elvis Presley montado em uma KH


Em 1998 que a Harley-Davidson inaugurou sua fábrica em Manaus, no Brasil, sendo a única linha de montagem da marca instalada fora dos Estados Unidos. Nesta unidade, são montados, atualmente, os modelos Softail FX, Softail Deuce, Fat Boy, Heritage Classic, Road King Classic e Ultra Electra Glide. 
Com mais de um século de história a Harley-Davidson inova e apaixona, e trás consigo a intenção de que seus consumidores desfrutem da melhor experiência sobre duas rodas. A Harley-Davidson tem o propósito de realizar o sonho de liberdade pessoal e insipirar novos motociclistas no mundo todo.
E você, é um apaixonado por Harley também? Conta pra gente sua história com a marca e qual seu modelo preferido! 
Quer saber mais sobre a história dessa marca? https://www.youtube.com/watch?v=9BY7tMNgCK8

Até Logo!