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A vela de ignição é um dispositivo responsável pela faísca elétrica dentro do motor. As velas possuem um eletrodo central isolado, que é conectado a uma bonina. A vela recebe de 10 a 30 mil Volts da bobina, que devido a propriedade de continuidade de circulação da corrente, um faísca é produzida, que faz com que a mistura ar-gasoliana exploda, movendo o motor.

Em 1860, Étienne Lenoir usou uma vela de ignição elétrica no seu motor a gás, o primeiro motor de pistão de combustão . As patentes iniciais para velas de ignição incluíram as de Nikola Tesla (1898), Richard Frederick Simms (1898) e Robert Bosch (1898). Mas somente a invenção da primeira vela de ignição de alta tensão comercialmente viável, pelo engenheiro de Robert Bosch, Gottlob Honold, em 1902, como parte de um sistema de ignição à base de bobina, possibilitou o desenvolvimento do motor de ignição por faísca. Melhorias de fabricação subsequentes também podem ser creditadas a Albert Champion, os irmãos Lodge, filhos de Sir Oliver Lodge, que desenvolveram e fabricaram a ideia de seu pai, e também Kenelm Lee Guinness, da família de cerveja Guinness, que desenvolveu a marca KLG. Helen Blair Bartlett também desempenhou um papel vital em fazer o isolador, em 1930.

Componentes de uma vela:

Fonte: wikipedia

  • Pino terminal: Local onde o cabo do distribuidor é acoplado. Durante os anos seu formato mudou, hoje em cia o faromato é em forma de copo, que auxilia no formado do isolador da vela.

  • Ondulações: Esta é a zona onde estão presentes as cinco ondulações, que servem pra aumentar a distância de isolamento evitando a descarga elétrica.

  • Castelo Metálico: É galvanizado e cromado para melhor resistência corrosão.

  • Isolador: Fabricado de cerâmica de alumina altamente pura, proporcionando assim melhor isolamento elétrico e dissipação térmica.

  • Calafetagem: Feita com um pó especial e anéis metálicos para diminuir a possibilidade de escape de gases, gerando um grau térmico uniforme.

  • Eletrodo central de cobre: Dissipa rapidamente grande quantidade de calor e está profundamente embutido na ponta de níquel.

  • Ponta de eletrodo central e lateral: Feitos de liga de níquel o que diminui a possibilidade de desgaste prematuro e corrosão. Podem ser feitos de metais como ìtrio, iridio, tungstênio ou paládio.

A maioria dos fabricantes recomendam que as velas de ignição de um automóvel sejam verificadas a cada 10 mil quilômetros rodados. O período de troca varia, mas geralmente não passa de 40 mil ou 50 mil quilômetros. O ideal é sempre verificar o manual do proprietário de cada veículo para ver qual o intervalo recomendado para a substituição das velas.

Fonte: yamahajetboaters.com

A negligência na manutenção, pode gerar menos potência, mais gasto de combustível.

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