Capa: nakata.com.br

O comportamento de uma moto é influenciado por dois fatores: o tipo de pneu e o tipo de suspensão. As montadoras de motos estão sempre ajustando a suspensão frontal para buscar o melhor conforto ao seu cilente. Este guia é sobre os tipos :

Garfo Telescópio

Fonte: carbiketech.com

É o tipo de suspensão mais utilizado desde 1960. As molas e os amortecedores estão embutidos na própria bengala. Uma das desvantagens deste tipo de suspensão é o “brake diving”em que a moto mergulha ao frear e transmite impacto direto ao guidão. Sua vantagem está sem seu custo e facilidade de regulagem.

Garfo Telescópio invertido

Fonte: carbiketech.com

Existe também o garfo invertido, esse sistema é invertido, a mola e amortecedor estão presas na parte superior, presa ao garfo, enquanto os suportes estão na parte inferior. Isso é feito para reduzir o peso não suspenso, suspendendo os componentes mais pesados e para melhorar a resistência e a rigidez da montagem. Uma desvantagem é que todo o reservatório de óleo de amortecimento está acima da vedação deslizante, portanto, em caso de vazamento, o amortecedor para de funcionar.

Telelever da BMW

Fonte: bmw-motorrad.com.br

O sistema separa as funções de alinhamento das rodas e amortecimento/suspensã, onde um amortecedor único com mola e tudo fica no quadro da moto. As bengalas servem apenas para guiar. Uma das vantagens é a redução de peso e as características de resposta extremamente sensíveis.

Duolever da BMW

Fonte: sidecarcross.eu

Também separa as funções de direção e amortecimento. Um amortecedor central, que está ligado à parte inferior dos dois trapézios e fixado no quadro, realiza as funções de suspensão e o amortecimento. Uma articulação tipo tesoura em formato trapezoidal, que está fixada à coluna de direção e à bainha da forquilha, realiza o movimento de direção. A vantagem principal deste tipo de suspensõ é a sua rigidez.

Monobraço oscilante

Fonte: https://pt.quora.com

Também separando as funções de direção e amortecimento. O movimento de amortecimento é realizado por um braço ligado a parte inferior da moto. Também chamado de tipo pull-rod. O mesmo tipo de suspensão usado em carros de fórmulas, onde o movimento da suspensão é realizado por um braço. A vantagem é a possibilidade de usar pneus mais largos na dianteira. Existe também o braço duplo, da Bimota Tesi H2, que ainda não foi lançada.

Fonte: bimota.it

Comente, já experimentou estes tipos de suspensâo? Qual agradou mais?

Compartilhe com entusiastas da tecnologia.