- 09 de janeiro de 2020
- Por KATSUHIRO
- em Tecnologia
Fonte da capa: http://metalworkingnews.info/wp-content/uploads/2015/03/Ind-News-yaskawa31.jpg
Desde o primórdio dos carros e motos, a pintura é algo acompanha, valoriza e distingue modelos, influencia mercados, tendências e estilos. Antigamente, a pintura era feita de forma manual, com camada única de tinta, seco a temperatura ambiente por semanas. A composição das tintas tinham chumbo, cromo e outros metais pesados.
Hoje as tintas devem ser a base de água. O tipo de tinta mais usado é o esmalte acrícilo de poliuretano. E a secagem é feita depois de algumas horas, pois estas tintas possuem catalisadores, que aceleram o processo de secagem.
Vamos aos passos:
-
Preparação:
Primeiramente, jatos de spray de água de alta pressão são direcionados a lataria. É aplicada uma camada de fosfato, que protege a lataria contra efeitos de corrosão e prepara a superfície para o E-coat. Que é o processo de pintura por eletrodeposição. A lataria funciona como um cátodo e a tinta como um ânodo colando na superfície do corpo. É um processo de pintura ecológico.
Fonte: https://www.besserlackieren.de/var/ezflow_site/storage/images/besser-lackieren/home/industrielle-anwendungen/nutzfahrzeuglackierung/auf-umweltfreundliche-tauchlacke-umgestellt/3811777-1-ger-DE/Auf-umweltfreundliche-Tauchlacke-umgestellt_articleimage.jpg
-
Primer:
O primer é a primeira camada a ser aplicada. O primer serve a vários propósitos:
-
Ele serve como nivelador, o que é importante, pois a cabine geralmente apresenta marcas e outras formas de defeitos na superfície após ser fabricada na oficina. Uma superfície mais lisa é criada nivelando esses defeitos e, portanto, um produto final melhor.
-
Protege o veículo contra corrosão, diferenças de calor, solavancos, lascas de pedra, luz UV, etc.
-
Melhora a facilidade de aplicação, facilitando a aderência das tintas à superfície. Usando um primer, uma gama mais variada de tintas pode ser usada.
-
Camada base:
A camada base é aplicada após a camada de primer. Essa camada contém as propriedades visuais da cor e dos efeitos e geralmente é a que se refere à tinta. O revestimento base usado em aplicações automotivas é geralmente dividido em três categorias: pigmentos sólidos, metálicos e perolados.
Fonte: http://metalworkingnews.info/wp-content/uploads/2015/03/Ind-News-yaskawa11.jpg
-
Verniz
Normalmente pulverizado sobre uma camada de base colorida, a camada transparente é um revestimento brilhante e transparente que forma a interface final com o ambiente. Por esse motivo, o revestimento transparente deve ser durável o suficiente para resistir à abrasão e quimicamente estável o suficiente para suportar a luz UV. O verniz pode ser solvente ou à base de água.
Precisando de pintura? Lembramos que temos o cupom de funilaria e pintura
Comente, sabia sobre todos esses passos que seu veículo passa? Lembre de compartilhar com quem já bateu o carro alguma vez.