Fonte da capa: http://metalworkingnews.info/wp-content/uploads/2015/03/Ind-News-yaskawa31.jpg

Desde o primórdio dos carros e motos, a pintura é algo acompanha, valoriza e distingue modelos, influencia mercados, tendências e estilos. Antigamente, a pintura era feita de forma manual, com camada única de tinta, seco a temperatura ambiente por semanas. A composição das tintas tinham chumbo, cromo e outros metais pesados.

Hoje as tintas devem ser a base de água. O tipo de tinta mais usado é o esmalte acrícilo de poliuretano. E a secagem é feita depois de algumas horas, pois estas tintas possuem catalisadores, que aceleram o processo de secagem.

Vamos aos passos:

  1. Preparação:

Primeiramente, jatos de spray de água de alta pressão são direcionados a lataria. É aplicada uma camada de fosfato, que protege a lataria contra efeitos de corrosão e prepara a superfície para o E-coat. Que é o processo de pintura por eletrodeposição. A lataria funciona como um cátodo e a tinta como um ânodo colando na superfície do corpo. É um processo de pintura ecológico.

Fonte: https://www.besserlackieren.de/var/ezflow_site/storage/images/besser-lackieren/home/industrielle-anwendungen/nutzfahrzeuglackierung/auf-umweltfreundliche-tauchlacke-umgestellt/3811777-1-ger-DE/Auf-umweltfreundliche-Tauchlacke-umgestellt_articleimage.jpg

  1. Primer:

O primer é a primeira camada a ser aplicada. O primer serve a vários propósitos:

  • Ele serve como nivelador, o que é importante, pois a cabine geralmente apresenta marcas e outras formas de defeitos na superfície após ser fabricada na oficina. Uma superfície mais lisa é criada nivelando esses defeitos e, portanto, um produto final melhor.

  • Protege o veículo contra corrosão, diferenças de calor, solavancos, lascas de pedra, luz UV, etc.

  • Melhora a facilidade de aplicação, facilitando a aderência das tintas à superfície. Usando um primer, uma gama mais variada de tintas pode ser usada.

  1. Camada base:

A camada base é aplicada após a camada de primer. Essa camada contém as propriedades visuais da cor e dos efeitos e geralmente é a que se refere à tinta. O revestimento base usado em aplicações automotivas é geralmente dividido em três categorias: pigmentos sólidos, metálicos e perolados.

Fonte: http://metalworkingnews.info/wp-content/uploads/2015/03/Ind-News-yaskawa11.jpg

  1. Verniz

Normalmente pulverizado sobre uma camada de base colorida, a camada transparente é um revestimento brilhante e transparente que forma a interface final com o ambiente. Por esse motivo, o revestimento transparente deve ser durável o suficiente para resistir à abrasão e quimicamente estável o suficiente para suportar a luz UV. O verniz pode ser solvente ou à base de água.

Precisando de pintura? Lembramos que temos o cupom de funilaria e pintura

Comente, sabia sobre todos esses passos que seu veículo passa? Lembre de compartilhar com quem já bateu o carro alguma vez.