Capa: finol.ie

A eficiência energética de um motor a combustão sempre foi um problema. Com o avanço das pesquisas petroquímicas, procurou-se novas formulações de lubrificantes para melhorar a economia e perfomance do motor..

Os redutores de atrito mecânico, são aditivos que reduzem a fricção e gasto das partes mecânicas do carro. Algumas substâncias que podem desempenhar esta função:

  • Modificadores de fricção orgânica: são ácidos graxos, que podem ser derivados de óleo e gorduras vegetais.

  • Compostos organo-molibdênicos: são compostos que começou a usar como aditivo, hoje está presente em vários motores e caixas de transmissão.

  • Polímeros: plásticos sintetizados que diminuem o atrito entre metais.

  • Nanopartículas: partículas em escala nanométrica em dispersão.

Fonte: connectparts.com.br

Os condicionadores de metais prometem:

  • Facilitar as partidas a frio e reduz o desgaste causado pela falta de lubrificação.

  • Reduzir emissão de gases poluentes e o consumo de combustível.

  • Oferecer proteção anticorrosiva e antioxidante.

  • Agir como modificador de atrito (antifricção) em condições severas de lubrificação.

  • Aumentar o rendimento do sistema, trazendo economia e durabilidade.

O óleo lubrificante vai atuar como transporte para o condicionador, de forma a formar películas protetoras onde tiver partes mecânicas. Por isso, antes de usar a substância, leia as instruções para saber qual a melhor aplicação: motor ou transmissão ou outros.

Antes de adquirir o produto, verifique sua composição. Se houver compostos clorados, evite usar por longos períodos, pois estes compostos criam ácidos em contato com o lubrificantes, desgastando as partes metáticas que estiver em contato.

Confira um vídeo de demonstração da ação de um condicionador de metais

Comente, se você usa algum tipo de redutor de atrito mecânico. Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que nunca ouviu falar da substância.