Capa: theonion.com

No início da produção dos veículos, as buzinas eram sinais acústicos manuais.

Fonte: wikipedia

Depois passou a ser um dispositivo que gera som a partir de vibrações geradas por eletricidade. Essas vibrações são diferentes para cada tipo de veículo. Desta forma, a buzina de uma moto, carro e caminhão serão diferentes.

Pela lei, em qual condição você pode usar a buzina?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) explica que o condutor de veículo só pode fazer o uso de buzina nas advertências necessárias a fim de evitar acidentes e, fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo. Em ambas as situações o toque da buzina deve ser breve.

O condutor que utiliza a buzina prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto; entre as 22h e às 6h; em locais e horários proibidos pela sinalização, como em frente a hospitais; e em situações que não sejam para advertir o pedestre ou condutores de outros veículos está cometendo infração leve. A multa é de R$ 53,20, e a penalidade, três pontos na carteira de habilitação.

Evite usar demasiadamente, é normal observar todo dia algum motorista que deixa a mão no meio do volante para buzinar a qualquer custo. Não seja esse tipo de condutor, você atrapalha o trânsito. Outros motoristas que não estão envolvidos, desviarão a atenção ao que está acontecendo. Sem contar que estressa quem está correto. Você não ouve, mas quem está dentro do carro vai xingar você também. Na pior das hipóteses, tem aqueles motoristas que andam armados (legalmente ou não) e atiram quando você afunda a buzina.

Fonte: indiamart.com

Mas existe a situação da buzina ficar acionada indevidamente, ou não funcionar quando necessário. A solução é levar em uma auto elétrica ou oficina de confiança para verificar a necessidade de troca ou revisão do sistema elétrico do veículo para resolver o problema.

Comente, já teve situações em que ficou nervoso com outro motorista e afundou a buzina?

Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que adora buzinar.