Capa: wikipedia

Sabe quando você para no posto e perguntam para verificar água e óleo? A água do radiador ou motor é o líquido de arrefecimento. O líquido de arrefecimento é algo que muitos esquecem de verificar e possui grande importância no bom funcionamento do motor de um veículo.

O líquido de arrefecimento é uma mistura de aditivos, normalmente etilenoglicol, e água, numa proporção 50/50, que tem como função aumentar a temperatura de ebulição da água para até entre 240º e 270ºC e diminuir a temperatura de fusão (congelamento) para até -37ºC. Esta proporção pode mudar conforme fabricante e modelo de veículo, assim como uso. Em países mais frios a proporção de aditivos pode chegar a 70/30.

O líquido de arrefecimento é bombeado através do sistema de arrefecimento do motor, onde a água absorve o excesso de energia térmica que é então transportada para o radiador. Através de um processo de troca de calor, o calor é removido e a água é resfriada antes de circular novamente o sistema. Dessa forma, o líquido evita o superaquecimento do motor em qualquer temperatura.

É sempre bom verificar se o seu nível de líquido de refrigeração está dentro das marcas mínimas / máximas no tanque de expansão do líquido de refrigeração. Se o nível do líquido de refrigeração estiver abaixo da marca mínima, isso poderá indicar um vazamento, já que a maioria dos carros, vans e veículos comerciais modernos têm sistemas de refrigeração do motor selados. Nesse caso, você deve procurar uma oficina para verificar possíveis vazamentos no sistema de arrefecimento antes que ocorram problemas no motor.

Fonte: freepik.com

Confira sempre o manual do veículo para saber a especifidade do líquido e a peridiciodade da troca do mesmo. Não complete com qualquer líquido, pode danificar o motor.

Comente, já teve problemas de aquecimento do motor? Compartilhe com aquele amigo ou familiar que esquece de verificar o nível de líquido de arrefecimento.