Capa: automobilemag

Toda pessoa que tira carteira de motorista, sabe que a atenção é um dos pré-requisitos indispensáveis para quem vai dirigir. 50% de todos os acidentes são causados por falta de atenção. As montadoras estão correndo para desenvolver o melhor sistema de monitoramento do motorista, para evitar mais acidentes.

Fonte: wikipedia

Em 2006, a Toyota fez o primeiro sistema no Lexus GS 450h. O sistema usava sensores infravermelhos, com uma cãmera que detecta traços do rosto. Se o motorista não está prestando atenção e uma situação de perigo é detectada, o sistema avisa com luzes e sons. Se nenhuma ação não for tomada, o sistema aplica freio automaticamente.

Em 2008, o Toyota Crown foi programado para identificar se o motorista está com sono. De lá para cá, o sistema está sendo incorporado pelas montadoras com outros sistemas. A Cadillac, utiliza o sistema para seu sistema de condução autônoma. A BMW utiliza o sistema junto com seu assistente de congestionamento. A Subaru usa o sistema para reconhecer o motorista e ajustar bancos, ar condicionado, modo de condução, que você pode conferir no video abaixo (em inglês):

Ainda longe do ideal, o sistema não é perfeito para identificar motoristas com óculos escuros, por exemplo. No Brasil, alguns modelos começaram a introduzir a tecnologia recentemente, mas fazem apenas parte de modelos mais caros ou pacotes de acessório a parte.

Com o avanço das centrais multimídia, com pessoas utilizando celular durante a condução e motoristas dirigindo com sono, comente, se acha que esta tecnologia deveria fazer parte de todos os veículos.

Compartilhe com quem gosta de tecnologia