Imagens: Formula 1

Este final de semana acontece o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, valendo pela 21ª e penúltima etapa do campeonato. Será a segunda edição com esse nome, será a 50ª edição do Grande Prêmio do Brasil. A 1ª edição aconteceu em 1972, com a corrida acontecendo em Interlagos sem valer pelo campeonato. O Circuito José Carlos Pace, conhecido como Interlagos, foi inaugurado em 1938, originalmente com 7960 m de extensão em 26 curvas. Atualmente possui 4309 m de extensão em 15 curvas e já recebeu o GP por 39 vezes. com volta recorde feita por Valtteri Bottas em 2018 com tempo de volta 1:10:54 pela Mercedes.

O GP terá 71 voltas, totalizando 305.879 km percorridos e a expectativa para este ano é de 60% de chuva tanto para os treinos classificatórios quanto pra a corrida principal. Ano passado, o GP do Brasil ganhou o nome de GP de São Paulo e testemunhou uma das corridas mais memoráveis de Lewis Hamilton. Largando de último na Sprint Race, após penalidade por causa de irregularidade no carro, conseguiu chegar em P5 após 24 voltas. Ganhando mais uma penalidade de 5 posições para a corrida, Lewis consegui vencer a prova e no final repetiu o ato de Senna, carregando a bandeira do Brasil após a vitória. O ato foi tão importante que o piloto ganhou o título de cidadão honorário brasileiro esta semana.

A etapa passada aconteceu na Cidade do México, com 5 pilotos testando no FP1: Pietro Fittipaldi, Liam Lawson, Logan Sargeant, Jack Doohan e Nick de Vries. A corrida foi vencida por Max Verstappen, que quebrou o recorde de vitórias em uma temporada. Com os resultados, ainda resta o vice-campeonato, que são 3 pilotos ainda com chances matemáticas: Sergio Perez com 280 pontos, Charles Leclerc com 275 pontos e George Russel com 231 pontos. O 2º lugar do campeonato de construtores também está aberto, com a Ferrari com 487 pontos e a Mercedes com 447 pontos. Os treinos classificatórios acontecem na sexta as 16:00, a sprint no sábado acontece as 16:30 e a corrida acontece as 15:00.

Vai acompanhar a corrida? Comente.

Compartilhe com quem gosta de automobilismo.