Capa: carmagazine.co.uk

O sistema de 4 rodas esterçáveis começou em caminhões e tratores. A primeira montadora a oferecer o sistema foi a Mazda em 1988. Hoje, o sistema é oferecido em esportivos, picapes e alguns SUVs. Abaixo é o sistema traseiro esterçante de um Honda Prelude, um cupê que você encontra alguns exemplares andando por ai.

Fonte: wikipedia

Em velocidades baixas as rodas traseiras esterçam na direção oposta das rodas dianteiras (imagem da esquerda). Este efeito faz com que o raio da direção diminua, tornando a direção mais rápida e direta, além de conferir maior agilidade.

Em velocidades acimas de 60 km/h, as rodas traseiras esterçam na mesma direção que as rodas dianteiras (imagem da direita). Este efeito faz com que puxe a traseira para dentro da curva e aumentando a estabilidade, permitindo um maior equilíbrio nas mudanças rápidas de trajetória e neutralizando eventuais tendências de sobresterço.

Antigamente, o sistema era mecânico, usado em rallys. Atualmente é controlado por uma unidade eletrônica específica que recolhe diversos dados; velocidade do veículo, a aceleração angular do volante e o ângulo de esterço a partir da central de controle de estabilidade (ESP).

Comente, você acha que com essa "SUVização" da frota de carros, este sistema que ajuda na estabilidade, segurança e manobralidade deveria fazer parte de mais modelos?

Lembrando que carros normais da Renault e Peugeot da década de 90 tiveram este sistema. Compartilhe com quem gosta de tecnologia automotiva.