Imagens: WRC

Em 1973, acontecia o primeiro mundial de rally reconhecido pela FIA. Amanhã começa em Monte Carlo a primeira etapa da 50ª edição do campeonato mundial de rally, WRC, com muitas novidades.

A grande novidade é a nova classe Rally1, com motores 1.6L turbo híbridos, com 100kW (134 cv) de potência provinda de motores elétricos. O sistema híbrido adiciona 84 kg de peso ao carro, permitindo um total de 500 cv de potência em todo estágio. O câmbio será de 5 velocidades e o combustível será 100% sintético, sendo a primeira categoria a utilizá-lo. Outra novidade é no chassis que agora representa 115% melhor absorção de choques que o chassis anterior.

Além de mais pesados, os carros perderam downforce em 15% e os diferenciais centrais foram banidos, com tração 50:50 fixo. A suspensão agora com 240mm de curso fixo e os freios serão de 3040 mm em asfalto e 370 em offroad. Com relação às etapas, estão previstas 13 etapas, com a 9ª etapa ainda a ser confirmada. Confira o calendário provisório:

Com relação aos pilotos e equipes, a grande novidade está com a M-Sport, que correrá de Ford Puma e o anúncio da contratação de Sébastien Loeb, maior campeão da categoria, com 9 títulos. A Toyota com seu Yaris, terá em Morte Carlo a presença de Sébastien Ogier, com 8 títulos, que anunciou sua aposentadoria ao final de 2021. Para Monte Carlo, ao todo são 74 carros inscritos. Confira a lista completa.

O 90º Rally de Monte Carlo, que este ano apenas em Monaco, terá 17 etapas, totalizando 296,03 km de superfícies mistas de asfalto e neve. Vai acompanhar o Rally? Comente.

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