Imagens: FIA WEC

Este final de semana acontece as 6 Horas de Monza 2023, valendo pela 5ª etapa do campeonato 2023 do mundial de endurance FIA WEC. A prova teve origem em 1949, teve vários nomes como Coppa Inter-Europa, Supercortemaggiore e 1000 km of Monza, será aa 3ª vez que terá este formato e 3ª vez que será etapa da FIA WEC. O Circuitto Nacional de Monza, inaugurado em 1922 e possui atualmente 5793 m de extensão em 11 curvas.

Ano passado, a prova foi vencida pelo trio Nicolas Lapierre, André Negrão e Matthieu Vaixivére da Alpine ELF Team, que completaram a prova após 194 voltas. Na classe LMP2, venceu o trio Rui Andrade, Ferdinand Harsburg e Norman Nato da RealTeam by WRT, que completaram a prova após 188 voltas. Na classe LMGTE Pro, a dupla Tommy Milner e Nick Tandy da Corvette Racing, que completaram a prova após 181 voltaas. Na classe LMGTE Am, o trio Sebastian Priaulx, Christian Ried e Harry Tincknell da Dempsey-Proton Racing, completaram a prova após 179 voltas.

Para este ano são 36 times inscritos, Sendo 13 times na classe Hypercar, 11 times na classe LMP2 e 12 times na classe LMGTE Am. O Brasil está sendo representado por João Paulo de Oliveira, que substittui Jaques Villeneuve na Floyd Vanwall Racing Team na classe Hypercar. Na classe LMP2, Pietro Fittipaldi pela JOTA e André Negrão pela Alpine ELF Team.

A etapa passada foi o Centenário das 24 Horas de Le Mans, com vitória histórica da Ferrari com o trio James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi, que completaram a prova após 342 voltas. Na classe LMP2, o trio da Inter Europol Competition, Albert Costa, Fabio Scherer e Jakub Smiechowski, completaram a prova após 328 voltas. Na classe LMGTE Am, o trio da Covertte Racing, Nicky Catsburg, Ben Keating e Nicolás Varrone, completaram a prova após 313 voltas.

A prova vai ser transmitida pelo Band Spors, tendo inicio as 07:30 no domingo, dia 9. Vai acompanhar a corrida? Comente.

Compartilhe com quem gosta de automobilismo.