Imagens: FIA WEC

Este final de semana acontece a 100ª edição das 24 Horas de Le Mans, valendo pela 4ª etapa do campeonato 2023 da FIA WEC. O Circuito de La Sarthe é palco da maior prova de endurance do mundo pela 100ª vez e atualmente possui 13.626 m de extensão em 38 curvas, com tempo recorde feito por Mike Conway pela Toyota em 2019 com tempo de volta 3:17.297.

Ano passado, a prova foi vencida pelo trio da Toyota Gazoo Racing, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, que completou a prova com 380 voltas. Na classe LMP2, o trio da JOTA, António Félix da Costa, Robert González e Will Stevens, completou a prova com 369 voltas. Na classe LMGTE Pro, o trio da Porsche GT, Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Frédéric Makowiecki, completou a prova com 350 voltas. Na classe LMGTE Am, o trio da TF Sport, Ben Keating, Henrique Chaves e Marco Sørensen, completou a prova com 343 voltas.

Este ano, são 62 times inscritos, sendo 16 da Hypercar, 24 da LMP2 e 21 da LMGTE Am. Correndo como Innovative car, a Hendrick Motorsports está com um Nascar adaptado. O Brasil está sendo representando na classe Hypercar, Felipe Nasr no carro #75 da Porsche Penske, Pipo Derani no carro #311 da Whelen Engineering. Na classe LMP2, Pietro Fittipaldi no carro #28 da JOTA e André Negrão no carro #35 da Alpine Elf Team. Na classe LMGTE Am, Daniel Serra no carro #57 da Kessel Racing.

Ontem, aconteceu o último treino classificatório, a Hyperpole. Na classe Hypercar, a Ferrari - AF Corse fez a pole com a volta de 3:22.982. Na classe LMP2, a IDEC Sport fez a pole com a volta de 3:32.923. Na classe LMGTE Am, a Crovette Racing fez a pole com a volta de 3:52.376. Destaque para o carro #24 da Hendrick Motorsports, que fez a melhor volta em 3:47.976.

A prova começa amanhã as 16:00 com transmissão pelo youtube, no canal da FIA WEC em português. Vai acompanhar a corrida? Comente.

Compartilhe com quem gosta de endurance.