Imagens: IMSA

Este final de semana acontece a 61ª edição das 24 Horas de Daytona e também a 1ª etapa do campeonato 2023 da IMSA, o maior campeonato de endurance americano. Este ano, a grande novidade é a estréia da classe GTP, que segue as regras LMDh, que compartilha as regras da classe Hypercar do WEC. Incluindo na nova classe, estréia do Acura ARX-06, BMW M Hybrid V8, Caddillac V-LMDh, Porsche 963 e na classe GT3, estréia da Ferrari 296 GT3 e Porsche 911 versão 992. As 24 Horas de Daytona acontece no traçado misto de Daytona International Speedway, de 12 curvas e 5729 m de extensão, com tempo de volta recorde feito por Álex Palou em 2022, com o tempo de volta de 1:33:724.

Este ano, serão 61 inscritos, sendo 9 na classe LMDh, 10 na classe LMP2, 9 na classe LMP3, 10 na classe GTD Pro e 23 na classe GTD. O Brasil está sendo representando na classe LMDh por Felipe Nasr pela Porsche Penske Motosports, Pipo Derani pela Whelen Engineering Racing, Hélio Castro Neves pela Meyer Shank Racing, Augusto Farfus pela BMW M Team RLL, na classe LMP2 Pietro Fittipaldi pela Rick Ware Racing, na classe LMP3 Felipe Fraga pela Riley Motorsports, na classe GTD Pro Daniel Serra pela Risi Competizione de Ferrari 296 GT3. 

Ano passado as 24 Horas de Daytona foi vencida pela Meyer Shank Racing, com os pilotos Tom Blomqvist, Oliver Jarvis, Simon Pagenaud e Hélio Castro Neves com 761 voltas completadas. Na classe LMP2, o time Dragon Speed venceu com os pilotos Devlin DeFrancesco, Colton Herta, Eric Lux e Pato O'Ward com 751 voltas completadas. Na classe LMP3, o time Riley Motorspots venceu com os pilotos Kay van Berlo, Michael Cooper, Felipe Fraga e Gar Robinson com 723 voltas completadas. Na classe GTD Pro, o time Pfaff Motorsports venceu com os pilotos Matt Campbell, Mathieu Jaminet e Felipe Nasr com 711 voltas completadas. Na classe GTD, o time Wright Motorsports venceu com os pilotos Ryan Hardwick, Jay Heylen, Richard Lietz e Zach Robichon com 707 voltas completadas.

O Rugido (Roar) das 24 Horas, corrida classificatória foi removida da edição 2023. Este ano, o Roar aconteceu em forma de volta lançada, acontecendo no domingo (dia 22) em 4 sessões. Na classe LMDh, o carro #60 da Meyer Shank Racing sai na pole, com possibilidade da terceira vitória seguida de Hélio Casto Neves na prova, com tempo de volta 1:34:031, na classe LMP2, o time PR1/Mathiasen Motorspots com tempo de volta 1:40:541, na classe LMP3, o time Sean Creech Motorsport com tempo de volta 1:43:197, na classe GTD , o time Winward Racing com o tempo de volta 1:46:093. Na classe GTD Pro, o time WeatherTech Racing com tempo de volta 1:46:784.

Com a corrida começando dia 28 as 15:40 do horário de Brasília, vai acompanhar a corrida? Comente.

Compartilhe com quem gosta de endurance.