Capa: lemans.org

Hoje começa uma das maiores provas do automobilismo. A 88ª edição das 24 Horas de Le Mans acontece um pouco diferente do normal, no lendário Circuit de la Sarthe. A prova também vale pela 7ª etapa do 8ª temporada do mundial do WEC, mundial de Endurance. A prova, que nos últimos anos disputava-se em junho, por causa da pandemia, volta a ser disputada em setembro, depois de 52 anos.

O circuito é localizado em Le Mans, Sarthe, Franca. Inaugurado em 1923, é um circuito semi-permanente, com 13.626 m de extensão em 38 curvas. Sua principal característica é que 85% do tempo ele é feito com pé embaixo, gerando um grnde esforço do equipamento. O circuito está atualmente em sua 14ª configuração. Parte do circuito usa o Circuito Bugatti, com 4185 m de extensão, que faz parte do calendário da MotoGP.

Fonte: wikipedia

Confira o video promocional do evento:

Além dos portões fechados, a prova vai fazer um novo sistema de qualificação. Hoje começa as sessões de treino livre, são 4 sessões totalizando dez horas de treinos livres entre sessões diurnas e noturnas. Ao meio dia acontece a primeira sessão de classificação. Os seis melhores carros de cada classe disputam suas posições no grid amanhã, com a Hiperpole.

Na principal categoria do mundial de endurance, a LMP1, são 5 carros disputando. Destaque para a Rebellion Racing que anunciou que encerrará as atividades do automobilismo. Será uma despedida com 2 carros. No carro #1, Bruno Senna tenta sua 1ª vitória em Le Mans.

Na categoria LMP2, A Signatech Alpine ELF, que tem o piloto brasileiro André Negrão, anunciou que disputará a próxima temporada do mundial na categoria LMP1.

Na LM GTE Pro, Daniel Serra corre pela Af Corse, de Ferrari F488 GTE EVO.

Na LM GTE Am, Felipe Fraga corre pela Team Project 1, de Porsche 911 RSR.

Na LM GTE Am, Oswaldo Negri Jr.corre pela Luzich Racing, de Ferrari F488 GTE EVO.

Na LM GTE Am, Marcos Gomes corre pela Hub Auto Racing, de Ferrari F488 GTE EVO.

Na LM GTE Am, Augusto Farfus corre pela Aston Martin Racing, de Aston Martin Vantage AMR.

Confira o cronograma do evento:

Evento Horário (horário de Brasília) Dia
Treino Classificatório 12:15 17/09
Hiperpole 06:30 18/09
Corrida 09:30 19/09

Comente, vai acompanhar a corrida? Vai estar torcendo para quem?

Compartilhe com entusiastas da velocidade.

Fonte das fotos: 24h-lemans