Graças a lei 13.290/2016 agora todo mundo lembra de verificar os faróis antes de pegar estrada. A lei prevê a obrigatoriedade do uso de faróis baixo durante o dia, caso você não acenda, está sujeito a multa de R$130,16 e quatro pontos na CNH. E você sabe todos os tipos de faróis e lâmpadas utilizadas?
Faróis
Faróis convecionais
São os faróis que devem estar funcionais e são obrigatórios por lei. Eles possuem a função lanterna, luz baixa, luz alta e pisca-alertas. Em caso de neblinas, deve-se usar a luz baixa, pois a luz alta reflete nas gotículas das neblinas, fazendo o famoso paredão branco.
Fonte: http://blog.deltafiat.com.br/wp-content/uploads/2019/07/tipos-de-farol-convencional.png
Faróis de neblina
São faróis que possuem faixo de luz mais largos e iluminam de baixo para cima, que devem ser usados em neblinas e chuvas fortes. É importante saber que o farol de neblina não substitui o farol convecional e o motorista estará sujeito a multa.
Fonte: http://blog.deltafiat.com.br/wp-content/uploads/2019/07/tipos-de-farol-neblina-1.png
Faróis de milha
São faróis que são usados em veículos off-road ou em rodovias com iluminação precária. Seu uso é restrito devido a usa intensidade bem maior que a luz alta dos faróis convecionais.
Lâmpadas
Lâmpadas halógenas
São os tipos de lâmpadas mais comuns, é incandescente, iluminando por meio de uma resistência. Nos automóveis elas atingem uma faixa de temperatura de cor entre 2.500 a 3.500 Kelvin. Nesse intervalo elas acabam variando numa cor amarela. Há também a lâmpada super branca, que trabalha numa temperatura mais alta, entre 4.000 e 5.000 Kelvin, e que emitem um faixo .
Lâmpada de Xenon
É incandescente e utiliza o gás de xenônio em vez do gás halogênio. Sua principal diferença está na maior durabilidade e pela temperatura mais elevada que pode ser branca (em torno de 6.000 Kelvin), azul (entre 8.000 e 10.000 Kelvin) e violeta (acima de de 12.000 Kelvin). Sua tecnologia é mais cara, o que faz que apenas carros de luxos a utilizem.
Lâmpada de LED
Em vez de um filamento incandescente, ele possui uma fita de LED (diodo emissor de luz) que ao ser eletrifica se ilumina. Com isso é mais econômica e com durabilidade bem superior. As lâmpadas de LEDs funcionam entre 5.500 e 6.000 Kelvin e tem uma luz branca para azul.
Lâmpadas de Laser
É atualmente a tecnologia mais promissora da indústria. A primeira vantagem está no tamanho: o diodo de laser é capaz de criar um fluxo luminoso em apenas milésimos de um milímetro e seu brilho é quatro vezes maior que o do LED. Por enquanto eles são utilizados em carros específicos das marcas premium.
Outras Luzes
DRL (Daytime Runing Light) ou Farol de rodagem diurna é um item que está equipando carros atuais. São filetes em LED, que acendem automaticamente, possuem intensidade suficiente para serem vistos ao sol forte. Sua função é aumentar a visibilidade do seu veículo para outros motoristas e pedestres.
Em alguns carros, o DRL pode ser confundido com luz de posição, que também é em LED, mas com intensidade menor, o que dificulta a visibilidade do veículo sob o sol.
Não custa reforçar: não se esqueça de verificar seus faróis antes de viajar.
Comenta ai qual o tipo de lâmpada do seu carro. Lembre de compartilhar com aquele amigo ou familiar que gosta de enfeitar o farol do carro para "ostentar".