Em nosso guia sobre pneus, falamos sobre tipos e medidas. Hoje falaremos como é fabricado um pneu. Antes disso olha como é complicada a estrutura de um pneu:

Fonte: https://www.ctborracha.com/wp-content/uploads/2014/09/Fig12-Tyre-section-maxxis.png

1. Mistura: de pigmentos, compostos químicos e até 30 tipos diferentes de borracha são misturados a temperaturas e pressão extremamente altas em equipamentos especiais. As substâncias são misturadas até que se forme uma massa preta e pegajosa, que será laminada diversas vezes.

2. Processamento ou corte: depois de esfriar a borracha, ela é transformada em placas, para seguirem ao corte. As máquinas de corte deixam a borracha em tiras, que serão usadas nos flancos e nos pisos dos pneus. Há outro tipo de borracha que vai revestir o tecido (rayon, nylon ou poliéster) que será utilizado na carcaça do pneu.

3. Talão: a próxima parte do processo de fabricação de um pneu consiste em encaixar o talão, que possui formato de aro no pneu.

4. Lonas ou tecido: são adicionadas duas camadas de tecido, as telas, e mais um par de tiras de revestimento, que impedem o desgaste do pneu que ocorre devido à fricção da jante (que é a parte que segura o pneu na roda).

5. Piso: em seguida são colocadas as cintas de aço que resistem aos furos e mantêm o piso na estrada.

6. Vulcanização: a prensa de vulcanização dá ao pneu o seu formato final e o modelo do piso, através de moldes quentes, que possuem o modelo do piso, as marcas do fabricante e as marcas exigidas por lei que serão aplicadas no flanco. As temperaturas dessa etapa alcançam mais de 300 graus, durante 12 a 25 minutos.

7. Inspeção: qualquer problema encontrado é motivo para descartar o pneu. Ele é inspecionado manualmente por inspetores e por máquinas especializadas.Além da sua superfície, é inspecionado o seu interior através de raios-X e alguns pneus são escolhidos aleatoriamente para serem cortados e estudados detalhadamente.

Com mais de 100 anos de pesquisas, as fabricantes de pneus puderam melhorar os pneus em vários aspectos:

  • Tracção em piso seco (composto do piso);
  • Tracção em piso húmido e com neve (composto do piso);
  • Resistência ao rasgo (borrachas da parede lateral e do talão);
  • Resistência à fadiga (compostos da parede lateral e de uma parte do talão);
  • Aquecimento interno (compostos do piso e da parede lateral);
  • Resistência ao rolamento (compostos do piso e da parede lateral);
  • Coeficiente de atrito entre a borracha do piso e o pavimento (composto do piso);
  • Nível de ruído (todos os compostos de borracha).

Fonte: https://image.freepik.com/fotos-gratis/carro-no-inverno-tire-em-uma-estrada-nevado-no-mau-tempo_1161-752.jpg

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