- 04 de junho de 2020
- Por KATSUHIRO
- em Tecnologia
Capa: ride.tech
O assistente de faixa é um mecanismo que serve para alertar mudanças de faixa. Foram desenvolvidos para minimizar acidentes, como distrações, sono e erros do motorista.
O sistema consiste em 3 tipos:
-
LDW-Lane Departure Warning(aviso de mudança de faixa) : sistema que avisa o motorista quando o veículo muda de faixa, com um aviso visual, auditivo ou vibração.
-
LKS/LKA – Lane Keeping Assist/System (assistente/sistema de permanência de faixa): Sistema que evita automaticamente que o carro saia da faixa.
-
LCA – Lane Centering Assist (assistente de centralização de faixa): sistema que ajuda o motorista na centralização da faixa, funciona junto do controle de cruseiro adaptativo,
Fonte dos videos: https://www.ai-ways.eu/
Basicamente os sistemas se baseam em:
-
Câmeras acopladas ao retrovisor interno
-
Sensores a laser
-
Sensores infravermelhos
Os dados captados por estes sensors são interpretados e executados pela ECU (Engine Computer Unit). Este tipo de sistema é essencial para a direção autônoma.
O primeiro veículo a ter este tipo de sistema foi um caminhão, o Mercedes-Benz Actros em 2000. O primeiro carro a ter o sistema foi o Nissan Cima no Japão em 2001.
Fonte: wikipedia
O sistema possui 2 desvantagens: 1. não funciona em vias mal sinalizadas 2. em situações onde a faixa não fica visível, como poças e neve.
Comente, se possui um veículo com este assistente
Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que adora tecnologia.