Capa: ride.tech

O assistente de faixa é um mecanismo que serve para alertar mudanças de faixa. Foram desenvolvidos para minimizar acidentes, como distrações, sono e erros do motorista.

O sistema consiste em 3 tipos:

  1. LDW-Lane Departure Warning(aviso de mudança de faixa) : sistema que avisa o motorista quando o veículo muda de faixa, com um aviso visual, auditivo ou vibração.

  1. LKS/LKA – Lane Keeping Assist/System (assistente/sistema de permanência de faixa): Sistema que evita automaticamente que o carro saia da faixa.

  1. LCA – Lane Centering Assist (assistente de centralização de faixa): sistema que ajuda o motorista na centralização da faixa, funciona junto do controle de cruseiro adaptativo,

Fonte dos videos: https://www.ai-ways.eu/

Basicamente os sistemas se baseam em:

  • Câmeras acopladas ao retrovisor interno

  • Sensores a laser

  • Sensores infravermelhos

Os dados captados por estes sensors são interpretados e executados pela ECU (Engine Computer Unit). Este tipo de sistema é essencial para a direção autônoma.

O primeiro veículo a ter este tipo de sistema foi um caminhão, o Mercedes-Benz Actros em 2000. O primeiro carro a ter o sistema foi o Nissan Cima no Japão em 2001.

Fonte: wikipedia

O sistema possui 2 desvantagens: 1. não funciona em vias mal sinalizadas 2. em situações onde a faixa não fica visível, como poças e neve.

Comente, se possui um veículo com este assistente

Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que adora tecnologia.