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A história de direções assistidas são tão antigas quanto a história dos automóveis. Segundo algumas fontes, em 1876 foi usado o primeiro sistema, em 1903 um caminhão teve um motor elétrico separado para ajudar a virar as rodas dianteiras. Mas o primeiro uso comercial foi a Chrysler, em 1951, com o Imperial.

Fonte: wikipedia

Esse modelo usava um sistema denominado “hydraguide”. Este sistema hidráulico, usado até hoje é um sistema hidráulico que multiplica a forca aplicada ao volante para as rodas virarem. A pressão hidráulica vem de uma bomba que é girada pelo motor. Um cilindro aplica a força para o sistema de direção. Basicamente, quanto mais força exerce, mais fluido corre por esse cilindro, aplicando mais força nas rodas.

Fonte: mercadolivre.com.br

Uma das características deste sistema, é que quanto mais rápido o veículo, mais rápido trabalha o sistema. Isso pode danificar o sistema por causa da pressão do mesmo. Uma das vantagens deste sistema, é que mesmo que o sistema pare de funcionar, o controle do carro não se compromete, pois o sistema é mecanicamente ligado as rodas.

O sistema de cremalheira e pinhão são um dos sistemas de direção mais usados atualmente na maioria dos carros. Em comparação com outros sistemas, fornece um feedback melhor (sensação de estrada) para o motorista, o que o torna adequado para terrenos difíceis. Este sistema se compõe por: cremalheira, engrenagem de pinhão e tirantes.

A cremalheira é uma engrenagem linear com dentes retos, enquanto o pinhão é a engrenagem redonda normal que é colocada em um ângulo sobre ela. Normalmente, o pinhão tem um corte helicoidal, projetado para fornecer uma malha mais suave entre ele e o rack.

O volante do carro é preso ao pinhão através de um eixo de direção. Quando você gira o volante, o pinhão gira e arrasta o rack, movendo-o para a esquerda ou para a direita, dependendo da direção da curva. O rack atribui aos braços de direção das rodas através de tirantes. Quando o rack se move, ele empurra uma roda enquanto puxa a outra, fazendo o carro girar.

Desta forma, o arranjo de cremalheira e pinhão é capaz de converter o movimento rotacional do volante em um movimento linear, permitindo que as rodas girem. Com essa engenaria, o sistema hidráulico possibilita melhor aproveitamento.

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