Capa: teresasgarage.com
As baterias de carro podem mostrar sinais de corrosão lentamente ao longo do tempo ou podem acumular-se rapidamente. Normalmente, a corrosão se torna mais comum e prevalecente à medida que a bateria se aproxima do final da vida útil do produto. Na maioria das vezes, a corrosão que você vê na bateria do carro é do hidrogênio gasoso que é liberado pelo ácido sulfúrico contido no interior da bateria vazando, combinando e cristalizando com outros gases da atmosfera.
A razão pela qual o gás hidrogênio é formado dentro da bateria é devido ao resfriamento e aquecimento do ácido sulfúrico. Outros tipos de corrosão podem ocorrer devido aos tipos de conectores de bateria que estão sendo usados. Os conectores de cobre e alumínio reagem com o ácido sulfúrico para causar corrosão também. Além disso, se a bateria estiver vazando ácido da bateria, isso também causará corrosão.
Como determinar a causa da corrosão da bateria do seu carro
Certos sinais lhe darão uma idéia de qual é a causa da corrosão. Cada um dos casos vai dar a resposta pela causa da corrosão. São 3:
Terminal negativo
Fonte: baterama.com.br
Este é o local mais comum em que você verá a corrosão da bateria do carro. Se a corrosão estiver no terminal negativo, isso geralmente é um sinal de que a bateria não está recarregando adequadamente. Os cristais normalmente são brancos, e isso é comum à medida que as baterias envelhecem e pode ser um sinal de que você precisará substituir a bateria em breve.
Os motivos da bateria não recarregar normalmente:
• Pode ser um problema no alternador.
• Pode ser muita energia consumida pelos componentes elétricos do seu carro.
• Sua bateria não é potente o suficiente para algo que pode ter sido instalado.
Terminal positivo
Fonte: baterama.com.br
Se a corrosão estiver no terminal positivo, isso pode ser devido a uma sobrecarga. Motivos:
• O seu alternador pode estar sobrecarregando a bateria em vez de recarregar.
• A bateria estava sobrecarregada enquanto estava conectada a um carregador de bateria - essa é a causa mais comum de sobrecarga.
Ambos os terminais
Se a corrosão ocorrer nos dois terminais, provavelmente é devido ao tipo de terminal.
• O cobre não corroerá sozinho, mas quando houver presença de gases sulfúricos e com a ajuda da corrente elétrica que flui através dos grampos de cobre, formarão cristais de corrosão azulados ou esverdeados.
• Se os conectores forem feitos de alumínio, a mesma coisa acontecerá, exceto que a cor dos cristais será branca. Isso geralmente é um sinal de que existe algum vazamento que permite que os gases sulfúricos escapem.
Comente, já aconteceu a corrosão da bateria de seu veículo
Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que esquece de verificar a bateria