A CES, Consumer Electronic Show (cuja tradução livre significa Exposição Internacional de Eletrônicos de Consumo) é a maior feira mundial de tecnologias de consumo e também, maior feira anual da América e a acontece desde 1967, em Las Vegas. Organizada pela Consumer Technology Association (CTA) ®, a feira atrai líderes empresariais de todo o mundo.

 

Além de tecnologias de áudio, imagem, jogos, cinema e - a novidade desse ano -  sextech (produtos de sexshop), a feira traz também novidades em tecnologia automotiva.

 

Confira na matéria de hoje algumas das novidades automotivas apresentadas na CES 2020!

 

Carro Voador

 

A Hyundai em parceria com o Uber, apresentou durante a CES 2020 um protótipo em tamanho real do Personal Air Vehicle (Veículo Aéreo Pessoal). 

O protótipo foi exibido na feira e a empresa já tem planos de produção da tecnologia, que será utilizada em um novo sistema de táxi aéreo oferecido pelo Uber.

Os primeiros protótipos do “carro voador” serão fabricados ao longo desse ano, e já serão testados, mas devem entrar em operação comercial em 2023.

A aeronave foi é equipada com um total de 12 rotores, projetada para decolar verticalmente, e fazer no ar a transição para voo horizontal. Com capacidade para cinco pessoas, tem uma velocidade de cruzeiro de 290 km/h a uma altitude entre 300 e 600 metros.

(Fonte https://www.fayerwayer.com/2020/01/auto-volador-hyundai-ces2020/)

 

Carro elétrico da Sony

 

É comum encontrar a logo da Sony no interior dos veículos ou de casa, geralmente em aparelhos de som e imagem. Dessa vez a marca inovou e apresentou seu primeiro carro na CES 2020. 

A idéia não é novidade já que o estilo remete a outros carros elétricos já existentes no mercado. O diferencial do Sony Vision-S está na tecnologia. 

O veículo possui 33 sensores que permitem a direção autônoma e evitam atropelamentos e colisões. A rota é ajustada via GPS e por isso depende de uma boa conexão. 

O quadro é composto por telas digitais em todo painel do motorista e do carona e os

 retrovisores foram substituídos por câmeras com imagens de alta resolução

 Há dois assentos na parte de trás, onde os passageiros têm monitores exclusivos para assistir vídeos ou acessar informações do carro ou do clima além do sistema de reconhecimento facial e de sinais vitais do motorista, caso apresente sinais de cansaço ou fadiga, a temperatura será ajustada.

O Vision-S possui dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira, com 271 cv de potência combinada. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,8 segundos e chega até 240 km/h.

A Sony não confirmou se o modelo será ou não produzido ou lançado no mercado. O mais provável é que o protótipo seja apenas uma forma de apresentar a tecnologia para que seja vendida às grandes montadoras.

 (Fonte https://www1.folha.uol.com.br/tec/2020/01/sony-surpreende-e-apresenta-carro-eletrico-em-las-vegas.shtml e https://www.icarros.com.br/noticias/geral/sony-apresenta-conceito-de-seda-eletrico:-playstation-movel-/27496.html

 

Novo visor solar da Bosch

 

O sol é um dos grandes incômodos ao dirigir durante o dia, e nem sempre as viseiras disponíveis são eficazes nessa hora.

Pensando nisso a Bosch apresentou na CES 2020 um painel de LCD que bloqueia o sol em pontos específicos, para que o motorista consiga enxergar melhor o trajeto.

A tela utiliza uma pequena câmera e inteligência artificial que funcionam da seguinte forma: a câmera rastreia a posição da cabeça e através de algoritmos a inteligência artificial ajuda a determinar a localização dos olhos, nariz e boca, localizando a posição do sol em relação ao motorista e escurecendo apenas a região dos olhos, para que a claridade direta não atrapalhe a visão. Sendo assim o painel escurece apenas a parte do rosto atingida pelo Sol e o resto da tela LCD permanece transparente. 

O projeto foi desenvolvido a partir de um painel LCD que seria descartado, pelo engenheiro Jason Zink e mais dois colegas, durante o seu tempo livre e em paralelo com seu trabalho na Bosch. Ao lembrar que as telas de cristal líquido podem ficar escuras em apenas determinadas regiões, Ryo engenheiro concluiu que o material era o ideal para a fabricação do para-sol. 

O para-sol da Bosch recebeu o prêmio de Melhor Inovação entre itens de entretenimento e segurança para veículos no prêmio CES 2020 Innovation Awards, porém ainda não está sendo fabricado. Vamos ficar de olho, né?
 

O CES vai até o dia 10 e ainda tem muito o que rolar, por isso fique de olho nas nossas matérias para saber das últimas tecnologias do mundo automotivo! 

Até mais.