O que é correia dentada: ela garante a abertura das válvulas e o sincronismo delas com o funcionamento dos pistões nos cilindros. Em outras palavras, é ela que garante que a válvula não estará dentro do cilindro quando o pistão estiver subindo para comprimir a mistura. Se isso acontece, empena as válvulas, pode furar a cabeça do pistão e até exigir a retífica do motor, quando não quebra o bloco ou entorta o cabeçote.
Depois de cuidados com pneus e óleo lubrificante, classifico o cuidado com correia dentada como o 3º item mais importante a se atentar. Essa importância é devido ao fato que se a correia se romper, pode acontecer os problemas que citei acima. Chegando ao ponto, inclusive de não compensar o conserto do carro, inutilizando-o.
E como saber a hora de trocar a correia dentada: em carros mais antigos, é possível identificar com trepidações, barulhos ou até um consumo elevado de combustível. Porém em carros modernos, as correias são mais resistentes e menos barulhosas, dificultando até para oficinas identificar o momento da troca.
Recomenda-se ler o manual do proprietário e seguir a risca o momento de troca da correia. Cada marca de correia tem sua própria data de vencimento, e em caso de prevenir com cautela, troque a correia a cada 100 mil km ou 4 anos, o que vier primeiro. Melhor gastar com uma correia, do que perder o carro. Como é um processo complexo, se você não tem curso de mecânica, pague o serviço. Se a troca for mal feita, o prejuizo será muito maior.
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