Fonte da capa: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/6d/2004_Ford_Territory_%28SX%29_TS_wagon%2C_cutaway_%282015-01-01%29_06.jpg/800px-2004_Ford_Territory_%28SX%29_TS_wagon%2C_cutaway_%282015-01-01%29_06.jpg

O Brasil, apesar de ser um dos maiores mercados de carros do mundo, apenas ultimamente que está oferecendo o câmbio automático em carros populares. Por causa de seu custo, manutenção, ainda é oferecido mais caro que o manual, diferente de outros países. Na sessão de tecnologia, estaremos falando sobre câmbios, como é um assunto muito extenso, separarei em várias partes.

Se engana quem acha que o câmbio automático é uma novidade. O primeiro protótipo foi inventado em 1904, quando o carro ainda era chamado de carroça sem cavalo, pelo irmãos Sturtevant em Boston, EUA. Em 1908, o Ford T usava transmissão planetária, que foi essencial para os câmbios automáticos modernos.

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e6/Ypsilanti_Automotive_Heritage_Museum_May_2015_052_%281939-56_Hydra-Matic_Drive_transmission%29.jpg/220px-Ypsilanti_Automotive_Heritage_Museum_May_2015_052_%281939-56_Hydra-Matic_Drive_transmission%29.jpg

O primeiro câmbio automático sem embreagem foi patenteado em 1923. Em 1939, a GM lançou seu Hidra-mático, que é considerado o primeiro câmbio automático em massa. Em 2003, a ZF e a BMW lançaram o primeiro câmbio de 6 marchas. Em 2007, a Toyota lançou de 8 marchas, e em 2017 lançou com 10 marchas.

E como funciona?

As trocas são sempre feitas automaticamente pelo sistema em função da velocidade do veículo e da rotação do motor, selecionando a combinação ideal das engrenagens para cada caso. E quem faz a ligação da caixa de transmissão com o motor é o conversor de torque, que então transfere a força do motor para a transmissão.

Ele é constituido por 3 partes:

1. Conversor de torque, que é um tipo de acomplamento fluido, cuja função é ligar o motor para a sua transmissão e , assim, suas rodas motrizes.

2. Transimssão planetárias, que são uma série de engrenagens de diferentes tamanhos que estão sempre em contato

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/30/ZF_Stufenautomatgetriebe_8HP70.jpg/220px-ZF_Stufenautomatgetriebe_8HP70.jpg

3. Controle hidráulico, que pode estar na ECU(engine control unit) ou TCU(transmission control unit), um computador que controla a pressão hidráulica do câmbio, que é responsável pelas trocas.

Comente se tem carro automático, ou você ainda prefere o manual? Lembre-se de compartilhar com aquele amigo ou conhecido que tem carro automático. Fiquem ligados que semana que vem terá matéria sobre câmbio automatizado.