Fonte da capa: https://www.bernax.com/buy-a-race-simulator/

No primeiro guia, falamos sobre 3 dicas de como melhorar a pilotagem no virtual

Na segunda parte, falaremos mais 3 dicas.

1. Técnica

Trail Braking

O Trail Braking é a técnica de controlar a transferência de peso através do uso adequado dos freios e do acelerador, enquanto entra em uma curva. Para misturar a frenagem, aceleração e a tomada de curva ao mesmo tempo. Ele permite que o piloto freie um pouco mais tarde, mas o mais importante, manipule a massa do veículo para ajudar na entrada em curva. O Trail Braking permite que quatro pneus funcionem em vez de um. Isso evita que o pneu dianteiro direito faça todo o trabalho, levando a um melhor desgaste dos pneus e tempos de voltas mais rápidas.

Fonte: wikipedia

Consequência do Slow in, Fast Out, o Trail Braking usa as leis da física a seu favor para você fazer uma curva de forma mais rápida. É uma técnica dificil, como podem ver na figura, em uma curva de raio "duplo" há duas formas de contornar a curva com a mesma técnica, sem contar que é dificil entrar no mesmo ponto na curva toda vez que passar nela. Conclusão: treine.

2. Understeer e Oversteer.

Tá parecendo aula de inglês, trail braking, understeer, ovesteer... É igual no marketing, acaba utilizando muito termos em inglês. Mas Understeer e Oversteer soam estranho em português:

  • Understeer: Subviragem, que é o termo técnico "sair de frente". Já andou em um carro carregado e freou atrasado, ai você sentiu o carro indo reto? Isso é understeer ou subviragem. Qual a forma de corrigir? Se você tiver em um carro que tenha ESP na vida real, agradeça, o sistema ajudará você a fazer curva. E se não tiver, dependendo da velocidade, você teria que forçar a Sobreviragem ou Oversteer. acionando o freio de mão, fazendo o contra exterço.
  • Oversteer: Sobreviragem, que é o termo técnico "sair de traseira". Acontece em duas situações na realidade, quando o piso é escorregadio, ou quando você tem um carro de motor traseiro ou tração traseira. A maioria das pessoas rodam (por que freiam) quando acontece o fenômeno. Qual a forma de corrigir? Fazer o contra exterço (ou seja virar o volante para o lado contrário) e controlar o acelerador. Ah o ESP também ajuda a corrigir se tiver em seu carro.

Fonte: https://i.ytimg.com/vi/EwmDdMzzDjY/maxresdefault.jpg

Entendendo se seu carro tende a fazer mais understeer ou oversteer por característica de tração, peso, aderência da pista, você adapta seu estilo de pilotagem conforme o fenômeno, evitando que os dois efeitos aconteçam de forma exagerada, você ganha tempo.

3. Acerto fino

Essa dica depende se o tipo de jogo, corrida, permite o acerto fino do carro. Ou seja, se você consegue mudar as configurações de:

  • suspensão
  • molas
  • cambagem
  • barra anti-rolagem
  • toe
  • balanço de freio (o padrão é 70-30)
  • força dos freios

Enfim, são várias formas de configurar o "chão" do carro. O chão é um termo usado no Brasil para denominar toda parte de suspensão, molas e direção do carro, principalmente em eventos automobilísticos. Da mesma forma no virtual, o acerto de tudo depende de como você entende seu carro, e a pista. Pois para cada pista, para cada situação de aderência e cada carro, o acerto será diferente. Ou seja, se souber o acerto fino de seu carro, você conseguirá extrair mais do carro.

Como ficaria muito longo este guia, encerro o assunto de acerto fino por aqui, fica para uma próxima de como o carro se comporta conforme o acerto. Comente ai qual o próximo tópico sobre automobilismo virtual que queira.