Capa: redbull

Como nos carros de verdade, o alinhamento depende dos seguintes parâmetros: Cambagem, Caster e TOE. Estes parâmetros são tão importantes que definem seu gasto de pneus, combustível, estabilidade e segurança.

  1. Cambagem (Camber):

Fonte: comeanddriveit.

É o ângulo de inclinação da roda de um veículo em relação a um plano vertical. Se as rodas apontarem para o chassis o Camber é negativo, se apontarem para fora o Camber é positivo.A força que o pneu pode desenvolver em uma curva é altamente dependente de seu ângulo relativo à superfície da pista,influenciando a estabilidade de uma carro na curva. Quando a cambagem é ajustada corretamente ela permite a toda a superfície do pneu aderir à pista, maximizando o uso da área de contato do pneu ao fazer-se curvas em altas velocidades.

Esse parâmetro pode ser mudado, principalmente se o jogo fornecer dados de temperatura dos pneus. Se a diferença de temperatura do lado interior do pneu com o lado exterior do pneu for maior que 5ºC, diminua o camber. Se for menor que 0ºC, aumente.

  1. Caster:

Fonte: formula.ufscar

Caster é a inclinação para frente ou para trás da linha central do pivô de sustentação da roda. Caster positivo é aquele obtido quando se inclina o pino mestre de forma que o prolongamento deste pino intercepte o solo à frente da área central de contato do pneu com o solo. O caster negativo ocorre quando o pino mestre é inclinado de forma que a extensão deste pino intercepte o solo atrás da linha imaginária que marca o ponto de contato do centro do pneu com o solo.

O caster deve ser diminuido se a direção estiver muito leve ou fazendo understeer. Se não sabe o que é understeer, clique aqui. O caster deve ser aumentado se a direção estiver muito pesada ou instável em curvas rápidas.

  1. TOE

Fonte: formula.ufscar

A quantidade de TOE é medida em graus, através do ângulo que as rodas estão. Quando estão paralelas então estão em 0 graus. Também pode ser medida através da distância entre a roda/pneu e o chassis. Os ajustes do TOE afetam três áreas principais de desempenho: desgaste dos pneus, a estabilidade em linha reta e características de segurança na entrada das curvas.

Quando um par das rodas é ajustado de modo que estejam apontadas ligeiramente para o centro (olhando de cima), podemos dizer que o par tem TOE-IN ou Convergência. Se apontarem para fora, dizemos que o par de rodas tem TOE-OUT ou Divergência. Nos carros de tração traseira, estas rodas são divergentes e as dianteiras convergentes. Nos carros de tração dianteira o oposto acontece.

Para modificar o TOE, preparamos uma tabela:

Rodas Aumente a inclinação Diminua a inclinação
Dianteiras Dificuldade de fazer curva Instabilidade em linha reta
Traseiras Se procura aumentar a velocidade final de reta Instabilidade em uma reta

Estas dicas servem para seu carro também. Para o dia a dia são menos sentidas, porém quando uma oficina falar de qualquer um desses parâmetros, você saberá o que é  e o que influencia.

Comente, se gostou das dicas de hoje. Lembre de compartilhar com aquele amigo ou familiar que gosta de velocidade como você.