Capa: visordown.com

O comando variável de válvulas ou VVT (variable valve timing) é o processo de alterar o tempo de acionamento das válvulas, que está se tornando comum em carros e motos, na procura por mais perfomance, seguindo as rigorosas leis de emissão de gases poluentes que os países estão adotando.

O comando de válvulas é responsável por determinar o momento em que as válvulas são acionadas, para a entrada de ar e combustível e a saída dos gases originados da combustão. A forma como elas abrem ou fecham determinam toda a característica de um motor. Um dos grandes problemas durante a história automobilística foi conceber um motor que funcionasse bem em baixas rotações, assim como em altas rotações. O VVT, foi uma solução em que as válvulas são acionadas em tempos diferentes, dependendo da rotação do motor.

A tecnologia na verdade não é nova, surgiu nos motores a vapor. No começo do século XX foi testado em aviões. Em 1919, a Vauxhaul, empresa inglesa, implementou o primeiro motor com o comando variável. Mas a primeira empresa a implementar o sistema em larga escala foi a Alfa Romeo em 1980

Fonte: wikipedia

Nas motos, a Kawasaki foi a primeira a adotar o sistema para a 1400 GTR ou Cooncours 14 ou ZG 1400, nomes adotados em mercados diferentes.

Fonte: wikipedia

Um sistema muito conhecido é o VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control) da Honda

Fonte: bestcars

Hoje em dia, cada montadora tem vários sistemas de comando variável com diferentes siglas. Recentemente, a Harley Davidson patenteou o sistema para suas motos.

Fonte: mcn

Resumindo, controlando o tempo de abertura e fechamento das válvulas, é possível conseguir mais eficiência energética, conseguindo mais potência e poluindo menos. Enquanto os países estão aceitando motores a combustão, esta tecnologia continuará a ser implementada.